Goiás fortalece a produção de algodão e amplia competitividade no mercado internacional 1u3t2m

Publicado em 17/03/2025 08:38
Com manejo eficiente e controle fitossanitário, Goiás assegura a qualidade do algodão e fortalece sua produção

Presente no dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo, o algodão é uma das fibras naturais mais versáteis e essenciais para diversas indústrias. No Brasil, a cotonicultura segue forte entre os agricultores de Goiás, o que pode colocar o estado em sétima posição no ranking nacional de produção na safra 2024/25, com expectativa de que a colheita chegue a 138,2 mil toneladas. 5e1f4b

A produção goiana se fortalece com boas práticas agrícolas e manejo eficiente, garantindo a qualidade da fibra e a competitividade no mercado internacional. O cadastro no Sistema de Defesa Agropecuária do Estado (Sidago), obrigatório até 30 dias após a semeadura, assegura a fitossanidade das lavouras e contribui para o controle de pragas, como o bicudo-do-algodoeiro.

Além disso, o setor também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) certifica a produção nacional, assegurando que as lavouras atendam a critérios rigorosos de governança, gestão ambiental e condições de trabalho. Essa certificação, reconhecida internacionalmente pelo Better Cotton Initiative (BCI), permite o a mercados exigentes, especialmente na Ásia, onde a demanda por fibras de alta qualidade continua em crescimento.

“A qualidade é resultado do empenho dos nossos produtores, que investem em tecnologia, sustentabilidade e manejo eficiente. Além disso, o cadastro obrigatório no Sidago, fortalece o compromisso com a fitossanidade e amplia a competitividade do setor", destaca o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.

O secretário também ressalta a importância da nova edição do Agro em Dados, que traz uma análise detalhada sobre a produção agropecuária goiana. "Nesta edição de março, apresentamos um panorama atualizado da nossa produção agrícola, com informações estratégicas sobre as safras, o desempenho do algodão, da pecuária e das exportações do estado. Goiás segue avançando e consolidando sua posição no cenário nacional e internacional", conclui.

Fonte: Seapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

Mercado brasileiro do algodão pode ver preços melhores no médio prazo
Início das atividades do Ceditac marca retomada da produção de algodão no Norte de Minas
Algodão/Cepea: Indicador segue entre R$ 4,30/lp e R$ 4,40/lp
Algodão/Cepea: Queda externa pressiona cotações domésticas
Safra de algodão avança sob clima favorável, mas requer atenção a chuvas isoladas, aponta Nottus
Algodão/Cepea: Vantagem doméstica sobre externa se amplia
undefined