Café: Safra menor de Arábica e notícias sobre demanda impulsionam preços 4n3m3x
Muitas casas revisaram seus números de arábica nos últimos dias. A Hedgepoint Global Markets também revisou suas projeções e projeções a expectativa de produção da variedade de 42,6 M de sacas para 39,6 M de sacas (veja o relatório completo). 96n3z
"Embora nossa previsão de Conilon/Robusta tenha sido revisada para cima (de 22,5 M de sacas para 24,2 M de sacas), isso não compensa completamente a abertura na oferta de arábica. Assim, os preços do café foram sustentados, uma vez que, mesmo com o aumento da produção de Conilon, a queda do Arábica pode contribuir para outro ciclo de oferta limitada", explica Laleska Moda, Analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets.
"Nesse sentido, o contrato de arábica julho/25 atingiu a máxima de 7 semanas nesta segunda (28), a 410,05 c/lb, enquanto o de julho do Robusta foi negociado acima dos 5.400 USD/mt. Embora os preços do Robusta tenham sido corrigidos, eles permanecem acima dos níveis de meados de abril", diz.
De acordo com o analista, no entanto, a tendência de alta no mercado não foi atribuída apenas à variação da oferta. Na última quinta-feira (24), uma das maiores empresas do setor cafeeiro, indicou em relatório que os aumentos de preços implementados nas categorias relacionadas ao café e cacau tiveram "interrupção limitada do cliente", com crescimento orgânico das vendas no primeiro trimestre melhor do que o esperado. Além disso, ressalta que espera resultados mais positivos à frente, dando novas perspectivas do lado da demanda.
Uma importante instituição também comentou na sexta-feira que “os aumentos de preços do café e do cacau ainda não parecem ter tido nenhum impacto significativo na demanda”, embora tenha alertado que o mercado deve manter cautelas sobre o impacto dos preços mais altos.
Os modelos da Hedgepoint Global Markets indicam um ligeiro aumento na demanda do Arábica em 24/25 – refletindo principalmente o aumento dos preços do Robusta em 2024 – mas apontam para uma redução em 25/26, já que os níveis de arbitragem agora estão favorecendo a demanda do Robusta.
A queda na demanda de Robusta em 24/25 – especialmente nas origens – e a queda esperada do Arábica em 25/26 indica uma diminuição na demanda global em 24/25 e uma queda marginal em 25/26. “Ainda assim, com produção limitada em ambos os ciclos, a oferta deve seguir apertada nos próximos meses, o que pode dar e aos preços do café como já oferecidos no mercado atual”, afirma Moda.
Além disso, de acordo com um analista, as posições de fundos especulativos para as duas qualidades de café são movimentadas de forma interessante. Desde o início de 2025, os fundos ICE e CFTC reduziram suas posições compradas, provavelmente em resposta ao aumento dos custos de hedge e às expectativas de um declínio na demanda por café. No entanto, no relatório mais recente, houve um aumento das posições compradas. “Embora seja crucial monitorar os movimentos futuros, isso pode sugerir que os fundos especulativos estão detectando uma mudança no mercado, dada a expectativa de oferta de aperto à frente, envolvendo um e para os preços nos níveis atuais”, explica.