Novembro terá chuvas abaixo da média no Sul do Brasil e excesso no Matopiba, aponta Inmet 6j3v4q
4f2m5j
Além da frente fria que está sendo monitoradas pelos meteorologistas e que deve derrubar as temperaturas em boa parte do Brasil no início de novembro, as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o novo mês terá chuvas concentradas no centro-norte do país e redução na precipitação na região sul.
Leia mais: 1yy1d
+ Inmet confirma forte massa de ar derrubando as temperaturas do Sul ao Norte do Brasil
Ainda com influência do fenômeno climático do La Niña pelo terceiro ano consecutivo as atenções do setor produtivo se voltam para o Sul do Brasil. De acordo com o Inmet, as chuvas devem ficar abaixo da média principalmente no Rio Grande do Sul.
"As chuvas previstas abaixo da média, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, reduzirão o armazenamento de água no solo, o que pode impactar negativamente as culturas agrícolas que estiverem em estádios fenológicos mais sensíveis", afirma a previsão.
De acordo com o mapa de previsão de anomalias para novembro, no Rio Grande do Sul algumas regiões podem ter entre 75mm e 150mm de chuva abaixo da média.
Já em Santa Catarina e no Paraná, o Inmet afirma que os volumes de chuva registrados nos últimos meses ajudaram a manter os níveis de água no solo. "As chuvas abaixo da média previstas pelo modelo contribuirão para a redução do excedente hídrico e poderão favorecer as culturas de verão como soja, milho e feijão. Já para as culturas de inverno, como o trigo e a aveia, o tempo seco poderá favorecer as fases finais, como a maturação e a colheita", complementa.
As previsões são mais otimistas para o Sudeste e Centro-Oeste do país. A tendência é do retorno das chuvas em áreas que sentem os impactos do déficit hídrico e deve levar alívio para áreas de cultivo da safra de verão e também para os produtores de café e laranja.
Para o sul da Amazônia, Matopiba, nordeste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo são previstos acumulados de chuva acima da média e que poderão ser superiores a 200 mm, sendo ocasionados, principalmente, pelo início da estação chuvosa prevista para o mês de novembro.
"A previsão de chuvas acima da média favorecerá a recuperação do armazenamento de água no solo, beneficiando o plantio e as fases iniciais das culturas na região, como a soja, o milho primeira safra e o algodão. Já em áreas do SEALBA (região que abrange os estados de SE, AL e BA), as chuvas dentro da média favorecerão as fases finais da cultura do milho terceira safra nas regiões produtoras", afirma.
Confira o mapa atualizado do Inmet:
Temperatura
Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ficar acima da climatologia nas regiões Norte e Nordeste, além do norte do Mato Grosso, com temperaturas acima de 26ºC, porém em áreas de divisa com Piauí, sul do Ceará, oeste de Pernambuco e norte da Bahia poderão atingir os 30ºC.
No sul da Bahia, oeste de Goiás e do Mato Grosso do Sul, Região Sudeste e leste da Região Sul são previstas temperaturas abaixo da média.
Destaca-se que, em áreas das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas médias poderão ser inferiores à 22ºC, devido a entrada de massas de ar frio que poderão favorecer a ocorrência de geadas tardias, principalmente nos primeiros dias do mês ou persistência de dias chuvosos. Nas demais áreas, a previsão indica temperaturas próximas à média.