Contas no Vermelho: quebra de produtividade e preços baixos trouxeram prejuízo no ciclo 23/24 de soja e milho 6t384o

Publicado em 04/04/2024 14:59
Pesquisador do Cepea classifica temporada como o de maior prejuízo dos últimos 25 anos em regiões como Sorriso/MT
Mauro Osaki - Pesquisador do Cepea

4f2m5j

Dados levantados pelos pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) classificaram a temporada 2023/24 do sistema soja + milho com o maior prejuízo dos últimos 25 anos, tomando por base a praça de Sorriso no Mato Grosso. 

Mauro Osaki, Pesquisador do Cepea, destaca que os dois fatores que mais comprometeram a rentabilidade dos produtores brasileiros foram a queda de produtividade na safra de soja 23/24 e os baixos preços de comercialização das commodities. 

Este cenário de contas no vermelho também já está trazendo impactos para o próximo ciclo 2024/25. O pesquisador acredita que produtores que não tem histórico nos grãos e áreas novas e de baixa produtividade devam ser deixadas de lado na próxima safra e que os agricultores vão precisar manter os custos apurados e reajustar os planejamentos. 

Osaki destaca ainda que enxerga a agricultura voltando ao padrão apresentado até 2019, após os últimos anos de preços elevados, classificados pelo pesquisador como pontos fora da curva. 

Confira a íntegra da entrevista com o Pesquisador do Cepea no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno
Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa
Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22
Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações
Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária
Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas
undefined