Colheita da soja segue em Laguna Carapã/MS e produtores se preocupam com produtividade das últimas áreas cultivadas 5i5c25

Publicado em 26/02/2020 10:49
Cerca de 20% da área foi plantada tardiamente e deve ter queda na produtividade. Situação para a segunda safra de milho também preocupa já que parte das lavouras será cultivada fora da melhor janela na região.
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados

Podcast 3z424d

Colheita da soja segue em Laguna Carapã/MS e produtores se preocupam com produtividade das últimas áreas cultivadas 5i5c25

 

Os produtores de Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul seguem colhendo a soja da safra 2019/20 e os resultados obtidos variam muito de acordo com a época de plantio. As primeiras áreas, semeadas no final de fevereiro, tiveram produtividades entre 18 e 25 sacas por hectare, chegando a, no máximo, 40 sacas.

As próximas áreas, que estão sendo colhidas agora, registram médias entre 60 e 70 sacas por hectare. Mas são os 20% finais que mais preocupam na região.

De acordo com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS, Antônio Rodrigues Neto, essas lavouras plantadas tardiamente enfrentaram uma severa seca e a produtividade deve ser muito afetada. Inclusive alguns produtores já acionaram seus seguros agrícolas para estas lavouras.

Sendo assim, a expectativa é que a produtividade média da região fique entre 20 e 25% menor do que as 58 sacas por hectare registradas na safra ada 2018/19.

Mesmo assim, as condições de mercado animam os produtores que conseguem boas oportunidades de vendas entre 74 e 75 reais a saca.

Outra preocupação fica para a segunda safra de milho. Neto destaca que o plantio do cereal pode ir até o dia 20 de março, mas a melhor janela na região se encerra no próximo dia 5. Com isso, boa parte das áreas deve ficar fora do período ideal e demandar mais atenção por parte do produtor para o controle eficaz de pragas e doenças.

Confira a íntegra da entrevista com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt
China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira
undefined