Produtores de Ponta Grossa/PR aproveitam parada da chuva para aplicar defensivos e conduzir final da safra 464w3m

Publicado em 08/02/2021 10:24
Excesso de precipitações causou problemas de desenvolvimento e abortamento de vagens no município, além de aumentar a incidência de Ferrugem Asiática e Oídio, impossibilitando a entrada nas lavouras para aplicações. Produtividade média deverá ser menor do que a da safra ada, mas expectativa é para bons preços de venda da oleaginosa
Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR

Podcast 3z424d

Produtores de Ponta Grossa/PR aproveitam parada da chuva para aplicar defensivos e conduzir final da safra 464w3m

 

A região de Ponta Grossa é mais uma do Paraná que sofreu com dois extremos climáticos nesta safra de soja 2020/21. Primeiro foi a falta de chuvas que prejudicou e atrasou os trabalhos de plantio e depois o excesso de precipitações que trouxe danos as lavouras e aumento da pressão de doenças.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR, Gustavo Ribas Netto, o município a por uma janela sem chuvas e os produtores estão aproveitando para entrar em campo e realizar as aplicações de defensivos nas áreas que já estão sofrendo com incidência de ferrugem asiática e oídio.

Diante deste cenário, a produtividade média que era esperada similar a da safa ada, será menor, mas como 75% das lavouras estão em boas condições, os produtores ainda esperam bons índices de colheita para aproveitar as condições de mercado.

A liderança destaca que muitos contratos antecipado aconteceram aproveitando os bons preços da época de plantio, mas esse patamar já foi superado na região e a recomendação para quem tiver essa condição, é para armazenar os grãos e vender depois, apostando em novas valorizações da oleaginosa.

Enquanto inicia a colheita do milho verão e se prepara para começar a da soja, os produtores do município também se planejam para o cultivo da safra de inverno 2021. Netto comenta que o otimismo está grande com as culturas da cevada, trigo e aveia e que a compra de insumos já está consolidada.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt
China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira
undefined