Safra de soja da Argentina pode sofrer 'perdas significativas' após tempestades 6a5w35

Publicado em 20/05/2025 07:26

4f2m5j

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES, 19 de maio (Reuters) - A safra de soja 2024/25 da Argentina pode sofrer "perdas significativas" na província de Buenos Aires, no noroeste do país, devido ao impacto das recentes fortes tempestades, informou a bolsa de grãos de Buenos Aires na segunda-feira, indicando que pode ser forçada a reduzir sua previsão.

A bolsa estima atualmente uma safra de soja em 50 milhões de toneladas métricas, mas disse em seu relatório que as fortes chuvas podem atrasar ainda mais a colheita já lenta do grão e causar danos às plantas.

Na província de Buenos Aires, no noroeste do país, 730.000 hectares de soja ainda não foram colhidos, informou a bolsa em um relatório detalhando o impacto das tempestades.

“Esta região já havia sofrido o impacto das chuvas em março”, afirmou a bolsa, acrescentando que, devido a essa debulha, a produção estava cerca de 15 pontos percentuais abaixo da registrada no ano anterior. “Portanto, as novas chuvas podem gerar perdas significativas.”

A Argentina é o maior exportador mundial de óleo de soja e farelo de soja e o terceiro maior exportador de milho.

Fortes chuvas despejaram até 400 milímetros de chuva em campos e rodovias nos últimos dias e causaram inundações em algumas cidades da província de Buenos Aires,  onde moradores tiveram que ser evacuados  de suas casas.

As bolsas de grãos de Buenos Aires e Rosário preveem que mais chuvas atingirão as áreas afetadas nos próximos dias.

“Novas chuvas são esperadas para o próximo fim de semana, especialmente no sábado”, informou a bolsa de Rosário em um relatório. “O tempo que leva para drenar os excessos pode influenciar a magnitude dos danos produtivos.”

(Reportagem de Maximilian Heath; Edição de Gabriel Araujo e Kylie Madry)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

Monitor da Amcham aponta alta de 9,4% no comércio Brasil–EUA até abril de 2025
Câmara e Senado participam do 11º Fórum Parlamentar do BRICS para debater o papel dos Parlamentos na construção de uma governança global mais inclusiva e sustentável
Setor celebra o Dia do Trabalhador Rural com liderança em empregos e alta valorização profissional
Nova cultivar de feijão carioca da Embrapa garante mais produtividade e qualidade de grãos
Publicada classificação de risco por país no Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)
CVM amplia o de cooperativas ao FIAGRO e fortalece financiamento do agronegócio
undefined