Pecuarista deve depor sobre gado em terra indígena após denúncia em MT 2e6g1w

Publicado em 04/11/2016 07:43

Um pecuarista de Mato Grosso deve depor ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a exploração econômica indevida da terra indígena xavante Marãiwatséde, na região nordeste do estado, por fazendeiros. Segundo o MPF, os próprios índios denunciaram que 16 cabeças de gado invadiram a terra indígena e permaneceram na área. 165z2r

Um procedimento preparatório feito pelo MPF solicitou que os índios sejam reparados pela exploração indevida.A área, de 165 mil hectares, fica entre as cidades de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia, distantes 1.064, 1.159 e 983 km de Cuiabá, respectivamente.

De acordo com o MPF, os índios procuraram o peão responsável pelo gado que identificou o proprietário dos animais. Para comprovar a situação, os indígenas se comprometeram a encaminhar fotos e coordenadas geográficas do ponto em que o rebanho particular se encontra.

No procedimento preparatório, o MPF pede “a reparação do dano decorrente da invasão e da exploração econômica do território indígena por particular”. O despacho é assinado pelo procurador da República em Mato Grosso, Wilson Rocha Fernandes Assis.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Fonte: G1 - MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

Marco Temporal: "Constituição de 1988 traçou normas para a declaração de terras e elas devem ser realizadas", afirma ministra Ellen Gracie
Indígenas suspendem bloqueio em rota de transporte de grãos na Amazônia
Lula vai ao Xingu homenagear Raoni e ouve crítica de cacique a petróleo na Foz do Amazonas
Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR
“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal
Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural em terras indígenas
undefined