USDA divulga área de plantio de soja menor que a expectativa de março 466848

Publicado em 28/06/2024 12:37 e atualizado em 28/06/2024 15:22
Cotações da oleaginosa am a reagir negativamente

4f2m5j

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta sexta-feira (28) dois importantes relatórios, atualizando assim as áreas de plantio e os estoques americanos para a soja, o milho e o trigo. No caso das áreas de lavouras dedicadas para a oleaginosa, o mercado esperava que os números viessem mais altos que relatório de expectativas de plantio, divulgado pelo departamento há três meses. A previsão não ocorreu e deu gás para as cotações em Chicago, que de imediato reagiram positivamente diante dessa informação. No entanto, ao longo do dia, as cotações perderam força e o novembro/24 se aproximou dos US$11, demonstrando que o mercado tende a ser pressionado principalmente pelos estoques americanos de grãos.

Para a soja, o relatório revelou que 34,84 milhões de hectares foram plantados com a cultura. Há três meses, em relatório de expectativas de plantio, a área estimada para a oleaginosa era de 35,01 milhões. Na safra 2023/24, os EUA cultivaram 33,83 milhões de hectares. 

Já área de milho é de 37,02 milhões de hectares, sendo que em março o USDA havia estimado 36,02 milhões. O país cultivou, na temporada anterior, 38,3 milhões de hectares. 

"Historicamente, se a gente olhar para a soja, o mais comum é um aumento de área entre março e junho. Mas em três dos últimos cinco anos, que coincidiram com preços fortes, nós tivemos uma redução drástica da área de soja. Viajei e percorri sete Estados nos Estados Unidos e o que eu vi foi muita área de milho. O clima não está as mil maravilhas, tem muitos campos alagados, algo que ainda não está contabilizado neste relatório. A razão deste aumento na área de milho é porque, via de regra, o produtor brasileiro pensa primeiro na soja e depois no milho, mas nos Estados Unidos, a preferência é do milho. No meio do mês de maio, durante o plantio, o cereal em Chicago quase bateu nos US$ 5,00, então muitos produtores, especialmente os que fizeram travas antes a preços maiores, este preço então remunerava de forma adequada, não como antes, mas remunerava. Então a combinação de condição boa de plantio de milho, preços bons, plantadeiras rodando, muitos produtores que pensavam em fazer a lavoura metade milho e metade soja, acabaram ampliando um pouco para o milho", explica Aaron Edwards, da Sistema Manancial Consultoria.

Leia mais: 1yy1d

+ USDA: Para especialista, área de milho pode ter aumentado nos EUA sobre área de soja

 

No caso do trigo, a área é de 19,12 milhões de hectares, sendo que três meses atrás a expectativa era de 19,22 milhões de hectares. A área dedicada ao cereal, na safra ada, foi de 20,06 milhões de hectares. 

Na próxima segunda-feira (01/07), o USDA vai divulgar outro relatório com as condições da qualidade das lavouras americanas. Caso esse reporte apresente boas condições nos campos, o mercado deve reagir negativamente.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 6i31

USDA traz vendas semanais de soja da safra 24/25 acima do esperado e safra nova dentro das expectativas
USDA traz, por mais uma semana, plantio da soja acima do esperado nos EUA
USDA informa nova venda de farelo de soja para as Filipinas
Soja & Milho: USDA traz novo boletim com números do plantio acima do esperado para safra 25/26
Safra 2025/26: USDA traz estoques finais de soja e milho abaixo da média e demanda intensa da China
USDA informa vendas de milho e soja para México e Paquistão
undefined