Colheita do arroz se encaminha para o fim e produção do RS tem queda de 1,2 milhões de toneladas 7128h
A colheita do arroz já atingiu 96% do total de área cultiva e os produtores estão encontrando uma queda significativa na produtividade. Só no estado do Rio Grande do Sul a produção deve cair 1,2 milhões de toneladas ficando em 7,3 milhões contra as 8,5 registradas na safra ada.
Segundo Alexandre Velho, presidente da Federarroz, as condições climáticas adversas e a diminuição de 7% na área cultivada foram as responsáveis por essa diminuição, que teve pelo menos um lado positivo ao ajudar os preços de venda se elevarem.
Mesmo assim, a situação dos produtores de arroz segue preocupante uma vez que os custos de produção giram na casa dos R$ 6.500,00 por hectare e as vendas não acontecem com patamares satisfatórios. Sendo assim, a tendência é que a área destinada ao cultivo do arroz siga diminuindo para os próximos anos.
Como novo presidente da entidade, eleito na manhã dessa quarta-feira (15), Velho destaca a importância de buscar novos locais de venda para que o produtor brasileiro não fique totalmente dependente do mercado interno e meios para que fique mais competitivo diante dos importados do Mercosul.
Confira a entrevista completa com o presidente da Federarroz no vídeo.
0 comentário 26695n

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária