Brasil foi de uma produção de 50 para quase 300 mi/t de grãos em 38 anos, mas precisará da união de esforços para alimentar a população do futuro 11p6z
4f2m5j
Durante a comemoração do Dia do Agricultor, que ocorreu no dia 29 de agosto em Campinas/SP e que foi organizado pelo site Notícias Agrícolas, uma roda de discussão reuniu Celso Moretti, presidente da Embrapa, Almirante Flávio Rocha, da secretaria de desenvolvimento estratégico do governo brasileiro, e Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e coordenador da FGV Agro.
No debate, Rodrigues explicou que a agricultura nacional evoluiu constantemente nos últimos anos, indo de cerca de 50 milhões de toneladas nos anos 80 para quase 300 mi/ t em 2022. Segundo ele, esse crescimento só foi possível através da tropicalização da agricultura, que foi uma grande estruturação científica encabeçada pela Embrapa. A tropicalização permitiu o avanço da agricultura em áreas do Centro-Oeste, além de ter desenvolvido a utilização do plantio direto, sistema conservacionista que utiliza a palhada e restos culturais para a preservação dos solos.
"Nosso ado mostrou que é possível ter maior produtividade sem necessariamente aumentar a área produtiva, mas para o futuro precisamos entender que as áreas urbanas e rurais são interdependentes. Se por um lado toda a produção de alimentos está na zona rural, a maior parte da industrialização, da capacitação e do consumo final está na zona urbana. Dessa forma, a melhor estratégia é ter todo o povo brasileiro unido para que consigamos alimentar a população do futuro", disse.
0 comentário 26695n

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP