Importações chinesas de soja caem 25% em agosto ante 2021 4k837
4f2m5j
PEQUIM (Reuters) – As importações de soja pela China caíram 24,5% em agosto em relação ao ano anterior, mostraram dados da alfândega nesta quarta-feira, já que os altos preços globais e a fraca demanda reduziram o apetite pela oleaginosa.
A China, o maior comprador mundial de soja, trouxe 7,17 milhões de toneladas em agosto, contra 9,49 milhões um ano antes, mostraram dados da istração Geral de Alfândegas.
O número foi o menor para o mês de agosto desde 2014. Também foi inferior ao volume de 7,88 milhões de toneladas de julho.
O baixo número de importações para agosto era esperado, disseram traders e analistas.
“As importações foram muito lentas nos últimos três meses”, disse Darin Friedrichs, cofundador da consultoria Sitonia Consulting, com sede em Xangai.
Os preços globais da soja subiram este ano depois que o mau tempo reduziu a produção e as exportações do Brasil, principal fornecedor da China, empurrando os preços de referência para uma máxima de quase uma década em junho.
Isso interrompeu as compras da China, onde grandes perdas para os suinocultores também prejudicaram a demanda por farelo de soja, matéria-prima da ração.
As margens de esmagamento de soja na China estão negativas desde meados de abril, com os processadores no principal centro de processamento de Rizhao perdendo 519 iuanes (74,80 dólares) para cada tonelada de soja processada até 5 de setembro.
De janeiro a agosto, a China importou 61,33 milhões de toneladas da oleaginosa, uma queda de 8,6% em relação ao mesmo período do ano ado, mostraram os dados alfandegários.
(Por Dominique Patton)
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira