IGP-M tem queda de 0,34% em março com recuo de minério de ferro, diz FGV 1z1sb
4f2m5j
Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) ou a cair 0,34% em março, depois de ter registrado alta de 1,06% no mês anterior, com destaque para o recuo dos preços do minério de ferro no atacado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
A queda foi bem mais intensa do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,17% e, com o resultado do mês, o índice ou a acumular em 12 meses alta de 8,58%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,73% em março, depois de ter subido 1,17% no mês anterior.
"No IPA, a principal contribuição para a queda do IGP-M veio do minério de ferro, que registrou recuo nos preços diante de um cenário de preocupações com a guerra comercial", explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.
No mês, os custos do minério de ferro recuaram 3,64%, após avanço de 0,32% em fevereiro.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,80% em março, de 0,91% no mês anterior.
"A desaceleração no IPC foi influenciada, principalmente, pela dissipação do impacto dos reajustes das mensalidades escolares, mas também pela forte queda (de 13,71%) nos preços das agens aéreas", disse Dias
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou a subir no período 0,38%, de uma alta de 0,51% em fevereiro.
0 comentário 26695n

Ibovespa recupera 140 mil pontos e renova máxima com IPCA-15 e NY

Secretário da Receita diz que custo de reforma do IR é de R$4,5 bi para governos regionais

Wall St sobe após feriado com alívio sobre tarifas da UE

Confiança do consumidor dos EUA sobe em maio, mas ansiedade com tarifas persiste

Coalizão das Frentes Produtivas apoia PDL que susta efeitos do decreto que prevê alta do IOF

Ibovespa sobe na abertura com IPCA-15 mais fraco e NY no azul