Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores 1467o
4f2m5j
KIEV (Reuters) - A Ucrânia pode aumentar suas exportações de soja para a União Europeia se o conflito comercial entre os Estados Unidos e a UE se acirrar, disse o sindicato ucraniano de produtores agrícolas UAC na quarta-feira.
A Ucrânia colheu um recorde de 6,2 milhões de toneladas métricas de soja em 2024, mas as áreas de semeadura podem diminuir este ano devido à volatilidade dos preços.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa mínima de 10% sobre a maioria das importações dos EUA, com tarifas significativamente mais altas sobre produtos de dezenas de países, incluindo a China, o que provavelmente levará a contramedidas, potencialmente elevando os preços e reduzindo a demanda por produtos dos EUA.
"Se a situação das tarifas entre os EUA e a UE se agravar, é provável que a demanda europeia seja redistribuída em favor da soja ucraniana", disse a UAC em um comunicado.
"A Europa já está aumentando suas compras da Ucrânia, e é provável que essa tendência se intensifique nos próximos meses", observou.
Analistas agrícolas ucranianos disseram na semana ada que o milho de origem ucraniana, uma commodity importante no setor de grãos do país, poderia se beneficiar das tarifas impostas pelos EUA, já que é capaz de substituir parcialmente o milho dos EUA se sanções retaliatórias forem impostas.
A UAC disse que os comerciantes já exportaram 93.000 toneladas de soja em abril. A Ucrânia exportou 369.000 toneladas de soja em março, 391.000 toneladas em fevereiro e 194.000 toneladas em janeiro.
O analista APK-Inform disse no mês ado que a safra de soja da Ucrânia em 2025 poderia ficar entre 5,8 e 6,2 milhões de toneladas métricas, e o volume final dependerá da quantidade de chuva em maio e junho, o que determinará os rendimentos.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
1 comentário 1m3w5q

Manifestações no RS podem impactar logística do BR de forma geral e deixa mercado da soja em alerta

Analisando Sua Comercialização: Preço da soja, em dólar, para o ano que vem está US$ 1/sc mais baixo; atenção

Soja segue caminhando de lado em Chicago nesta 3ª feira, de olho no clima e no óleo

Área cultivada com soja na Índia deve diminuir, com preferência de agricultores por milho e cana

Soja retoma mercado trabalhando com leves ganhos nesta 3ª feira, acompanhando altas do óleo em Chicago

Área plantada com soja na Índia diminuirá com os agricultores priorizando milho e cana-de-açúcar
julio monken silva ponta grossa - PR 09/04/2025 20:15 6umy
De novo com Ucrânia...