Ministério da Agricultura apresenta programas e reforça parceria com cooperativismo agropecuário de SC 4ye70
Com o intuito de fortalecer os laços e fomentar ações conjuntas com o Sistema OCESC, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou os programas de desenvolvimento rural voltados a ampliar o o de cooperados e cooperativas catarinenses às políticas públicas federais. A ações visam aumentar ainda mais a sustentabilidade e a competitividade do setor agropecuário de Santa Catarina. 322b5w
“O cooperativismo catarinense é fundamental para as ações do Ministério da Agricultura e Pecuária. Ele possui uma capilaridade extraordinária, alcançando todas as regiões de Santa Catarina através de seus associados, o que possibilita a disseminação de informações sobre as políticas públicas e programas do Mapa. Grande parte dessas políticas am pela organização dos produtores em torno de um objetivo comum e ninguém entende melhor de organização de produtores rurais do que as cooperativas” ressaltou o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura no Estado, Antônio Carlos Pias de Castro.
Durante a apresentação, foram destacados programas nas áreas de sustentabilidade, o a mercados, incentivos fiscais, capacitação, conectividade no campo, sanidade agropecuária e outras frentes estratégicas. Com 44 cooperativas agropecuárias, Santa Catarina se destaca nacionalmente pela força na produção de carnes, grãos, leite e insumos agrícolas. A atuação integrada entre o cooperativismo catarinense e o Mapa pode potencializar políticas de crédito, sanidade, infraestrutura e inovação no campo.
“A presença do Ministério da Agricultura em nossa sede e a apresentação dos programas federais voltados ao desenvolvimento rural reforçam o compromisso que temos em atuar como elo entre as cooperativas catarinenses e as esferas de governo. Nosso papel é transformar essas políticas públicas em resultados concretos para o setor cooperativista, facilitando o o a iniciativas que gerem competitividade, inovação e sustentabilidade no campo. O cooperativismo é, por natureza, um modelo eficiente de organização e execução e, quando caminhamos junto com o poder público, conseguimos ampliar os impactos positivos nas propriedades, nas comunidades e na economia do estado”, destacou o diretor superintendente da OCESC, Ricardo Miotto.
Os programas apresentados traçam diretrizes para políticas públicas que abrangem segurança alimentar, modernização tecnológica, desenvolvimento sustentável, incentivo à agricultura familiar, irrigação e autossuficiência em insumos agrícolas. Todos trazem oportunidades concretas de participação para as cooperativas e para os cooperados.
“Sendo de interesse do produtor rural, é também de interesse do Mapa e das cooperativas. Espero que este tenha sido apenas o primeiro de muitos encontros que se desdobrarão em ações conjuntas para atender melhor o público rural. A Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina se coloca à disposição do cooperativismo para todas as iniciativas que promovam a sustentabilidade e a competitividade do produtor catarinense”, enfatizou Antônio Pias.
O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 12, na sede do Sistema OCESC, e contou com a presença do superintendente interino do Ministério da Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, André Vallim; do chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura no Estado, Antônio Carlos Pias de Castro; do diretor superintendente da OCESC, Ricardo Miotto; do coordenador técnico do ramo agro da OCESC, José Padilha; e da coordenadora de sanidade animal da OCESC, Ana Paula Martello.
0 comentário 26695n

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP