Sistema Famato visita projeto de convivência entre pecuária, turismo e onças no Pantanal t1t5p
Uma comitiva formada por técnicos do programa Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com a Embrapa Pantanal, está no Pantanal mato-grossense visitando propriedades assistidas pela iniciativa. Nesta terça-feira (13/05), uma equipe esteve na Pousada Piuval, localizada na região da Transpantaneira, em Poconé, que ou a integrar recentemente o programa. 47jp
Recebidos pelo produtor rural e proprietário Eduardo Matos Eubank, os técnicos conheceram de perto o modelo de gestão da fazenda, que há mais de três décadas concilia pecuária e turismo ecológico.
Com 7 mil hectares de rica biodiversidade, a Pousada Piuval iniciou sua transição da pecuária tradicional para o turismo em 1989, ao receber os primeiros hóspedes estrangeiros. Desde então, se consolidou como referência em turismo sustentável no Pantanal, sendo reconhecida nacionalmente com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em 2017.
Participaram da visita o gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, Bruno de Faria; o coordenador da ATeG, Eduardo Barone; o supervisor da ATeG, Marcelo Nogueira; e o analista de pecuária da Famato e médico-veterinário, Marcos de Carvalho.
"Receber o programa Fazenda Pantaneira Sustentável aqui representa um avanço para nós. A iniciativa reforça nosso compromisso com um Pantanal produtivo e preservado, onde turismo, pecuária e conservação caminham juntos", afirmou Eduardo Eubank.
Durante a programação, foi apresentada a atuação do Instituto Impacto, parceiro da pousada, que desenvolve ações para mitigar os conflitos entre comunidades tradicionais e a fauna local, com destaque para a convivência com as onças-pintadas.
A propriedade adota práticas ambientais como coleta seletiva, reaproveitamento de água e integra o Projeto de Identificação da Onça-pintada, que permite a observação de onças-pintadas de forma responsável. A pousada também oferece eios com cavalos pantaneiros e experiências de tradição na fauna e flora locais.
Com a ausência de turistas durante a pandemia, o número de onças circulando na área aumentou, gerando novos desafios à produção pecuária. Com o apoio do Instituto Impacto, uma fazenda tem investido em estratégias de coexistência e buscado parcerias para compensar os prejuízos causados pela presença dos felinos, reforçando seu compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do Pantanal.
Após a apresentação, a comitiva participou de um safári pela região da pousada, contemplando a fauna e a flora pantaneiras. O eio proporcionou a observação de espécies de anfíbios, répteis, aves, mamíferos e plantas nativas da maior parte alagável do planeta.
"O Pantanal nos ensina que é possível produzir e conservar ao mesmo tempo. Uma visita à Pousada Piuval comprova que boas práticas sustentáveis são viáveis e favorecem diretamente a preservação do bioma", destacou Bruno de Faria, gestor da ATeG do Senar-MT.
0 comentário 26695n

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP