Adepará orienta equipe da Regional de Xinguara sobre doenças em suínos e equinos 2n3w6h
As diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) e do Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE) foram os temas da capacitação destinada a servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no sudeste paraense, no período de 28 de junho a 2 de julho. A atividade foi proporcionada aos agentes fiscais agropecuários e fiscais estaduais agropecuários que trabalham nos escritórios de Xinguara, Sapucaia, Bannach, Floresta do Araguaia, Rio Maria e Canaã dos Carajás, pertencentes à Regional de Xinguara.Foto: Divulgação 6i5hw
Durante a capacitação, uma equipe de servidores da sede reou orientações ao corpo técnico da Regional sobre procedimentos dos programas estaduais de sanidade voltados a equinos e suínos, de acordo com o padrão de atendimento à notificação de suspeita da síndrome hemorrágica dos suínos e com os procedimentos operacionais para cumprimento de metas técnicas.
Também foi realizada capacitação sobre procedimentos de sanidade equina em foco e suspeita de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo, assim como a execução dos indicadores de meta de cadastramento e vigilância em propriedades com equídeos, protocolo de eutanásia e controle de fármacos.
Na área istrativa foram apresentadas orientações sobre uso dos sistemas informatizados da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3) e o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet).
A gerente do Programa Estadual de Sanidade Equídea e Suídea da Adepará, Elaine Serrão, apresentou aos técnicos da Gerência Regional de Xinguara, e aos fiscais agropecuários Danilo Brito e Susi Barros, os resultados da execução dos programas de defesa animal entre os meses de janeiro e junho.
“O evento foi uma ótima oportunidade para levarmos informações aos colegas da Regional. Agora, estamos com a previsão de que mesma atividade ocorra nas regionais de Soure, Paragominas e Santarém”, informou a gerente.
0 comentário 26695n

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP