Acordo comercial UE-Ucrânia pré-guerra pode retornar temporariamente quando a suspensão tarifária expirar b2p53
4f2m5j
BRUXELAS, 14 de maio (Reuters) - A UE está avaliando um retorno temporário ao seu acordo comercial pré-guerra com a Ucrânia se um acordo renegociado não estiver pronto para entrar em vigor quando as suspensões tarifárias relacionadas à guerra expirarem em 5 de junho, disseram diplomatas da UE na quarta-feira.
A Comissão propôs que esse período de transição durasse sete meses ou até que um novo acordo pudesse entrar em vigor.
A UE suspendeu temporariamente taxas e cotas sobre produtos agrícolas em junho de 2022, após a invasão em grande escala da Rússia, para ajudar a Ucrânia a compensar os custos mais altos de suas exportações via UE, depois que a Rússia ameaçou suas tradicionais rotas de navegação no Mar Negro.
"Essa regulamentação, suspendendo todas as cotas tarifárias... até 5 de junho de 2025, após o qual o comércio entre a União e a Ucrânia retorna às regras estabelecidas no Acordo de Associação", mostrou a proposta, referindo-se a um acordo de 2014.
"Levando em consideração que as cotas tarifárias sob o Acordo de Associação são estabelecidas para um ano civil completo... as cotas tarifárias serão rateadas proporcionalmente para o restante do ano civil."
O ministro das Finanças da Ucrânia disse na quarta-feira que estava em negociações com a UE para renovar as medidas de emergência, mas a Comissão disse que nenhuma extensão estava planejada.
"A Comissão não está planejando propor uma extensão das ATMs (suspensão tarifária)... porque estamos atualmente trabalhando na revisão da Área de Comércio Abrangente e Aprofundada UE-Ucrânia", disse o porta-voz.
"Neste processo de revisão, nossa prioridade será a conformidade gradual da Ucrânia com os padrões de produção da UE e uma cláusula de salvaguarda que poderia ser acionada para evitar qualquer perturbação nos mercados da UE e da Ucrânia."
Os agricultores da UE protestaram repetidamente contra o influxo repentino de produtos mais baratos da Ucrânia e a Comissão introduziu "freios de emergência" nas importações de aves, açúcar, aveia, milho, cereais e mel, caso estas excedam a média anual em 2021-2023.
A Comissão está de olho em uma redução drástica nas importações de açúcar ucraniano em meio a reclamações de que grandes remessas provocaram uma queda nos preços.
'O direito de votar sem impedimentos é a essência de ser um membro do Parlamento.
A UE é o maior parceiro comercial da Ucrânia e a Ucrânia é o terceiro maior fornecedor de produtos agroalimentares para a UE, de acordo com dados da UE.
Reportagem de Julia Payne e Philip Blenkinsop; Reportagem adicional de Jan Strupczewski; Edição de Toby Chopra
0 comentário 26695n

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP