Café: Índices médios de ferrugem diminuem no Sul de Minas Gerais, aponta Procafé 462w4k
Os índices médios de ferrugem diminuíram 10 pontos percentuais no Sul de Minas Gerais, a mais importante região produtora do Brasil. Eles saíram de 54% de folhas infectadas em maio para 44% no mês ado devido à intensa desfolha. Os dados estão no Boletim de Avisos Fitossanitários mais recente divulgado pela Fundação Procafé. e1j70
Apesar da queda nas folhas infectadas, "os índices elevaram-se novamente nas lavouras esqueletadas, recomenda-se monitoramento, e caso constatado realizar pulverização com fungicida sistêmico curativo específico para esta doença", diz um trecho do boletim. Vale lembrar que muitas lavouras estão em plena colheita no país.
A ferrugem é uma das principais doenças do cafeeiro e causa queda das folhas, ressecamento dos ramos produtivos, além de afetar o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente, reduz o potencial produtivo da safra. A doença está associada à alta umidade, chuvas frequentes e ambientes sombreados.
"As precipitações de maio foram acima da média para a região. Com relação às temperaturas, estas foram semelhantes às médias normais para as regiões cafeeiras O armazenamento está satisfatório em Carmo de Minas e Muzambinho. Varginha está com armazenamento médio e Boa Esperança encontra-se em déficit hídrico", reporta a Procafé que ainda alerta os produtores para o período de carência entre aplicação de produtos e colheita.
0 comentário 26695n

Preço do café arábica fecha sessão de 6ª feira (23) com leve alta, pressionado pela desvalorização do dólar index

Mesmo com os impactos climáticos, safra brasileira de café 2025/26 deve entregar boa qualidade

Café: Importações, exportações e produção; confira análises da Hedgepoint

Café em Prosa #212 - Barista se destaca e ganha o Desafio Koar Andradas/MG com o melhor método de preparo de café coado

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25