BSCA realiza, pela primeira vez no País, o Campeonato Brasileiro de Torra de Café 1e3u4t
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), irá realizar, pela primeira vez no Brasil, o Campeonato Brasileiro de Torra de Café. Esse evento é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, e será realizado entre 15 e 18 de setembro, em Curitiba (PR). 104522
A BSCA explica que esse campeonato tem ganhado força nos últimos anos ao redor do mundo, e que os profissionais de café especial no Brasil clamavam por mais essa modalidade no calendário de eventos da entidade. Dessa forma, 2017 vai ficar marcado como o primeiro ano do campeonato de torra em solo brasileiro, que, de uma forma geral, tem o objetivo de difundir o café especial, e de maneira específica, valorizar o profissional dessa área.
“A torra faz parte do processo de obtenção de um café especial e faltava essa abordagem dentro dos campeonatos promovidos pela BSCA. É muito interessante, pois o profissional de torra precisa ter um conhecimento geral sobre café, ou seja, não é simplesmente um trabalho intuitivo. Existem técnicas para esse processo”, diz Vanúsia Nogueira, diretora executiva da BSCA.
O evento conta com o apoio da indústria de torradores Probat Leogap e da cafeteria Lucca Cafés Especiais e tem o objetivo de selecionar o melhor profissional do Brasil na área de torra de cafés especiais. O campeão irá representar o País no World Coffee Roasting Championship (campeonato mundial da categoria), uma das competições promovidas pelo World Coffee Events (WCE), que será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2017, em Guangzhou, na China.
As inscrições e o regulamento do Campeonato Brasileiro de Torra de Café 2017 estão disponíveis no site da www.brazilcoffeenation.com.br.
Campeonato
No Campeonato Brasileiro de Torra de Café, os competidores precisam torrar o café fornecido pela competição da melhor forma possível e essa primeira etapa ocorrerá na Probat Leogap. Para isso, os competidores deverão desenvolver um Plano de Torra, com explicações detalhadas sobre a curva de torra que pretendem utilizar e seguir esse plano. Já a segunda etapa será na Lucca Cafés Especiais, onde o café torrado por cada competidor será degustado e avaliado por quatro juízes e um juiz principal. Será consagrado campeão aquele que conseguir realizar a curva de torra mais fiel ao plano e obtiver o melhor resultado sensorial.
0 comentário 26695n

Preço do café arábica fecha sessão de 6ª feira (23) com leve alta, pressionado pela desvalorização do dólar index

Mesmo com os impactos climáticos, safra brasileira de café 2025/26 deve entregar boa qualidade

Café: Importações, exportações e produção; confira análises da Hedgepoint

Café em Prosa #212 - Barista se destaca e ganha o Desafio Koar Andradas/MG com o melhor método de preparo de café coado

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25