EPAMIG apresenta tecnologias e promove degustações comentadas durante a Inova Minas 1l4f3h
Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será sede da Mostra Inova Minas. O objetivo do evento, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é divulgar para a sociedade projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano. 4o4o37
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG- participará da programação com degustações comentadas de azeites, vinhos e queijos. Além disso, o ônibus Ciência Móvel vai estar posicionado na Alameda da Educação com degustação de café e divulgação de tecnologias.
No Museu das Minas e do Metal, os pesquisadores da EPAMIG ILCT Junio de Paula e Renata Golin Bueno apresentarão tecnologias para a produção de lácteos mais saudáveis e sustentáveis. Os dois tiveram projetos selecionados para a Mostra de Pitchs (vídeos amadores de curta duração) que acontece durante a Inova Minas.
Renata coordena um projeto que propõe a redução do sódio no queijo prato para deixá-lo mais saudável. "Usamos três substitutos para o sódio e salgamos os queijos em salmoura, com a substituição parcial de 40% do cloreto de sódio”, explica. Já o projeto conduzido por Junio, propõe um refrigerante lácteo sustentável produzido a partir de tipos de soros desproteinados, que normalmente são descartados.
Tecnologias à mesa
No prédio Rainha da Sucata, Hub Minas Digital, serão realizadas as degustações comentadas. No dia 15 (sexta-feira), o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, conduzirá, às 11h e 15h, oficinas de degustação de azeite.
No sábado (16), o tema será vinho. A enóloga Isabela Peregrino apresentará as tecnologias desenvolvidas pela EPAMIG que estão possibilitando a produção de vinhos finos no Sudeste Brasileiro. As degustações também serão realizadas em dois horários, às 11h e às 15h. Os pesquisadores da EPAMIG ILCT Adauto Lemos e Fernando Magalhães conduzirão as oficinas de degustação de queijos que acontecem no domingo (17), também às 11h e às 15h.
As oficinas de degustação são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na data e local do evento. As vagas são limitadas a 20 participantes por turma.
0 comentário 26695n

Preço do café arábica fecha sessão de 6ª feira (23) com leve alta, pressionado pela desvalorização do dólar index

Mesmo com os impactos climáticos, safra brasileira de café 2025/26 deve entregar boa qualidade

Café: Importações, exportações e produção; confira análises da Hedgepoint

Café em Prosa #212 - Barista se destaca e ganha o Desafio Koar Andradas/MG com o melhor método de preparo de café coado

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25