Negociações para novas pesquisas com consumidores de arroz e feijão 1w1l1q
A Associação Brasileira das Indústrias de Arroz - ABIARROZ e Embrapa realizaram em 03 de agosto reunião em Porto Alegre-RS com o propósito de negociar para realização de pesquisas com consumidores de arroz e feijão. A iniciativa tem como objetivo obter subsídios para implementar campanha nacional de valorização desses alimentos. 5g3k29
Participaram da reunião representantes da ABIARROZ, Sindicato da Indústria de Arroz de Pelotas - SINDAPEL, Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul SINDARROZ-RS, Sindicato da Indústria do Arroz no Estado de Santa Catariana - SINDARROZ-SC, Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado - ABIAP.
Na reunião, Carlos Magri Ferreira, da Embrapa, explicou o desenvolvimento e alguns pontos técnicos da metodologia desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás e Embrapa, em seguida, comentou sobre os resultados da pesquisa piloto realizada na região metropolitana de Goiânia e fez recomendações para a efetivação da campanha.
Após a apresentação foram esclarecidas dúvidas e feitas sugestões. As instituições participantes debateram sobre a pertinência de executar a pesquisa e, consequentemente, a disposição de apoiar financeiramente.
O principal encaminhamento foi que a pesquisa deve ser estendida a outras localidades além de Goiânia. Quanto aos locais, não ficou completamente fechado. A princípio, seria feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Pará e Ceará. Outros locais, como Paraná, Mato Grosso e Tocantins, estão dependendo de encontrar apoio financeiro, inclusive vindo de instituições ligadas ao feijão. Outro estado em situação especial é o Rio Grande do Sul, que está dependendo de negociações com o Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA.
Estão pendentes algumas questões técnicas que deverão ser avaliadas pelos técnicos responsáveis pela pesquisa. As principais questões: possibilidade de ampliar a captação de informações da quantidade per capita de consumo, identificar características que influenciam na decisão dos consumidores em optar pelo arroz polido e arroz parboilizado. Outra solicitação das indústrias foi em relação à possibilidade de realizar pesquisas em cidades do interior, haja vista que a proposta inicial contemplava somente as capitais.
A última etapa antes de iniciar a pesquisa de campo seria a de um convênio de cooperação técnica entre a ABIARROZ e Embrapa.
0 comentário 26695n

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária