Ministério da Agricultura investiga mais um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul 66563
4f2m5j
O Ministério da Agricultura, por meio da plataforma que informa casos suspeitos, confirmados e descartados de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, que inclui Doença de Newcastle e Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), foi atualizado com mais uma suspeita. Desta vez é em ave de subsistência no município de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.
Na noite de segunda-feira (19), em coletiva de imprensa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o ministro Carlos Fávaro, responsável pela pasta, informou que, dos seis casos em investigação até ontem, três haviam sido descartados: Mato Grosso, em Nova Brasilândia, Grancho Cardoso, no Sergipe e Triunfo no Rio Grande do Sul, que tinham casos suspeitos em aves de subsistência, testaram negativo para a influenza aviária de alta patogenicidade. Ipumirim, Santa Catarina e Aguiarnópolis, no Tocantins, que são suspeitas em granjas comerciais, seguem em análise, assim como Salitre, que é ave de subsistência, também em análise.
O município de Estância Velha fica a cerca de 85 km de distância de Triunfo, onde um caso suspeito de gripe aviária altamente patogênica foi considerado como negatino na noite de segunda-feira.
As atenções se voltam com mais severidade sobre a doença neste momento após a confirmação, na sexta-feira (16) do primeiro caso dinfluenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil, em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
0 comentário 26695n

Agrodefesa reúne a cadeia produtiva avícola goiana para discutir a situação da gripe aviária

Tocantins descarta influenza aviária altamente patogênica em granja comercial

Mais de 30 mercados já colocaram restrições ao frango do Brasil por gripe aviária

Mais de 30 mercados já colocaram restrições a frango do Brasil por gripe aviária

Em reunião com a FPA, ministro Fávaro destaca parceria dos parlamentares para enfrentamento da gripe aviária

Mercado dos suínos registra movimentações pontuais nesta 3ª feira