Argentina prevê safra recorde de 18,3 mi t de trigo em 2016/17 6x606u
4f2m5j
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina deverá colher 18,3 milhões de toneladas de trigo na safra 2016/17, das quais 11 a 11,5 milhões de toneladas deverão ser exportadas, disse nesta quinta-feira o ministro da Agricultura do país, Ricardo Buryaile.
Buryaile havia dito mais cedo no mês que a safra deveria ficar em um volume acima de 17 milhões de toneladas, versus 11,3 milhões de toneladas antes de o presidente Mauricio Macri assumir o cargo em dezembro de 2015 e cortar os impostos sobre as exportações de milho e trigo.
"Essa é a maior colheita na história da Argentina", disse o ministro a jornalistas.
Ele disse que a safra de milho em 2016/17 deve ficar em 40 milhões de toneladas, similar às 39,8 milhões de toneladas colhidas no ano ado.
O consumo interno de milho deverá ficar em torno de 16 milhões de toneladas e o resto da safra será exportável, disse o ministro.
O aumento na produção de trigo permitirá à Argentina buscar novos mercados, disse Buryaile.
Anteriormente, 80 por cento das exportações de trigo da Argentina iam para o vizinho Brasil.
Agora o Brasil responde por cerca de 40 por cento das exportações de trigo e o Egito, Vietnã, Tailândia e outros países são compradores.
(Por Eliana Raszewski)
0 comentário 26695n

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária