Ritmo de colheita de soja de Mato Grosso supera média histórica após atraso, diz Imea 384p50
4f2m5j
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja da safra 2024/25 de Mato Grosso atingiu 66,16% da área cultivada, aumento semanal de 16,08 pontos percentuais, o que colocou o ritmo de trabalhos acima da média histórica para o período após um atraso inicial, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O índice de colheita pela média de cinco anos nesta época é de 65,63%, mas os trabalhos ainda estão atrás do percentual colhido mesmo período do ano ado (76,44%), conforme números do instituto ligado aos produtores do Estado.
A colheita de soja começou mais atrasada este ano após um plantio tardio e com chuvas intensas que prejudicaram a entrada das máquinas no início das atividades. Nas últimas semanas, produtores tiveram a oportunidade de acelerar os trabalhos após uma redução das precipitações.
O atraso na soja teve reflexos no plantio da segunda safra, de milho e algodão.
Segundo o Imea, o plantio de algodão do maior produtor agrícola do Brasil também se recuperou, atingindo 99,93% da área projetada e superando a média histórica para o período de 98,82%.
Já o plantio de milho avançou para 67,15% da área, ante 70,27% da média histórica no período.
(Por Roberto Samora)
0 comentário 26695n

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária