Receita de exportação de grãos da Argentina cresce 20% em março 2w3q4c
4f2m5j
O setor agrícola da Argentina arrecadou um total de US$ 1,88 bilhão por meio de exportações de grãos em março, um aumento de 20% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, informou a câmara de esmagadores e exportadores de oleaginosas e grãos CIARA-CEC na terça-feira.
O aumento da receita ocorreu depois que o governo do libertário Javier Milei cortou os impostos de exportação em janeiro.
No primeiro trimestre do ano, o setor agroexportador do país arrecadou US$ 6,135 bilhões, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano ado, de acordo com um relatório publicado pelo CIARA-CEC em seu site.
"A entrada de março é resultado da redução de impostos de exportação pelo Decreto 38/25, bem como de uma menor fluidez no mercado de exportação de grãos nos últimos dias de março", disse a CIARA-CEC, que reúne empresas exportadoras e processadoras de grãos.
Em janeiro, o governo reduziu temporariamente os impostos de exportação de soja, óleo e farelo de soja, milho e trigo, até junho, em um esforço para impulsionar as vendas de grãos de agricultores locais.
A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e um importante produtor de trigo e milho.
Em comparação com o mês anterior, as receitas de exportação caíram 15% em março.
0 comentário 26695n

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas