Algumas regiões do Paraná podem ter redução no potencial produtivo do milho, destaca Deral 1112b
4f2m5j
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento as lavouras da safra de verão de milho 2023/24 se dividem em 13% na fase de desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 53% em frutificação e 4% já em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 80% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 17% em médias e 3% em ruins. .
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as áreas de floração continuam predominando na região Norte, onde o clima estável possibilitou retomar o controle fitossanitário e as lavouras apresentam, em sua maioria, bom desenvolvimento.
Já na região Sudoeste, a maior parte do milho está na fase de granação, fundamental na determinação da produtividade. “As chuvas também comprometeram o potencial da cultura, mas a diminuição da produtividade deverá ser menos acentuada que nas demais”, diz.
O alerta do Deral fica por conta das regiões Oeste e Centro-Oeste, que apesar de ter boa umidade no solo, as altas temperaturas nos últimos dias podem ser limitantes para uma boa produtividade.
0 comentário 26695n

Mato Grosso começa colheita de milho, com 0,31% da área total colhida, aponta Imea

Preços do milho no Brasil deverão ser mais impactados pela gestão da comercialização, do que pelo clima

Milho fecha 5ª feira em queda na B3 e em Chicago, em dia de ajustes e realização de lucros

IGC aumenta previsão da safra mundial de milho 2025/26 com leve revisão para Brasil

Radar Investimentos: comercialização da segunda safra de milho no Brasil avança lentamente

Clima adverso em regiões-chave de produção no mundo todo puxam preços do milho em Chicago e na B3