IGP-M tem queda de 0,34% em março com recuo de minério de ferro, diz FGV 1z1sb
4f2m5j
Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) ou a cair 0,34% em março, depois de ter registrado alta de 1,06% no mês anterior, com destaque para o recuo dos preços do minério de ferro no atacado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
A queda foi bem mais intensa do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,17% e, com o resultado do mês, o índice ou a acumular em 12 meses alta de 8,58%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,73% em março, depois de ter subido 1,17% no mês anterior.
"No IPA, a principal contribuição para a queda do IGP-M veio do minério de ferro, que registrou recuo nos preços diante de um cenário de preocupações com a guerra comercial", explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.
No mês, os custos do minério de ferro recuaram 3,64%, após avanço de 0,32% em fevereiro.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,80% em março, de 0,91% no mês anterior.
"A desaceleração no IPC foi influenciada, principalmente, pela dissipação do impacto dos reajustes das mensalidades escolares, mas também pela forte queda (de 13,71%) nos preços das agens aéreas", disse Dias
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou a subir no período 0,38%, de uma alta de 0,51% em fevereiro.
0 comentário 26695n

Presidente do Conselho Europeu viajará ao Brasil para reforçar laços de investimento

Dólar reverte ganhos e fecha em baixa após governo recuar em medidas do IOF

Ibovespa reage e avança em pregão com IOF e novas ameaças de Trump sob holofote

Perspectiva de não consolidação fiscal contamina ativos e impacta política monetária, diz Picchetti, do BC

UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump

Zucco pede convocação de Haddad para explicar barbeiragem econômica do IOF: "Governo atropela a lei e confisca o bolso do brasileiro"