Ferrugem asiática aparece em lavouras no Mato Grosso i606j
O avanço de uma frente fria pela região Sul neste início de semana deixa o tempo instável e com previsão para chuvas a qualquer hora do dia em grande parte do Rio Grande do Sul. O retorno das chuvas à região Sul irá possibilitar que ocorra a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, sobretudo, do milho e da soja, já que vinham sentindo os efeitos negativos provocados pelos baixos índices de chuvas dessas últimas semanas, comenta o agrometeorologista Marco Antônio Santos. 1wus
No Sudeste e Centro-oeste, a segunda-feira (19), será mais um dia de tempo instável e com chuva. Na metade norte do Mato Grosso, chuvas consecutivas a mais de cinco dias tem prejudicado a realização dos tratos culturais, principalmente a aplicação de defensivos. O tempo mais úmido tem favorecido o desenvolvimento de doenças, principalmente da ferrugem asiática da soja. Nesta semana, mesmo com a previsão de pancadas de chuva, os produtores vão conseguir realizar os tratos culturais, a colheita da soja, que em algumas propriedades mato-grossense já começam nesta semana.
Para as culturas do café, cana-de-açúcar e citros, as condições meteorológicas possibilitam o pleno desenvolvimento das plantas, favorecendo também o desenvolvimento dos frutos, que já se encontram em fase de granação.
No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, há previsão de pancadas de chuva. Como os solos apresentam níveis razoáveis de umidade os produtores não irão registrar grandes prejuízos. O problema é se as condições meteorológicas em forma de pancadas irregulares continuarem até o fim do mês o que pode reduzir o nível de umidade no solo, causando algum desconforto aos produtores. Segundo os modelos de previsão, na virada do ano, as chuvas irão retornar à região o que colabora para o desenvolvimento das lavouras, finaliza o agrometeorologista.
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira