Argentina: produção 2018/19 da província de Córdoba deve ficar próxima do recorde r3352
A colheita total para a safra 2018/19 na província de Córdoba, Argentina, poderia rondar as 33 milhões de toneladas, o que significaria um forte aumento em relação ao último ciclo, que foi o pior dos últimos cinco em função de uma grande seca. 3us6i
Essa é a previsão do Governo da província, informada nesta quarta-feira (21) pelo secretário de Agricultura, Marcos Blanda.
Segundo publica o La Voz, caso seja confirmada a previsão oficial, o agronegócio de Córdoba aumentaria sua produção de grãos em 38% em comparação com a safra ada, que teve como resultado uma colheita de 24 milhões de toneladas.
Por sua vez, Córdoba estaria perto de alcançar a marca de 2016/17, com 35,3 milhões de toneladas, superando a média das últimas sete temporadas, que é de 27 milhões de toneladas.
A perspectiva otimista da província vem sobre um cenário climático que é favorável para a produção agrícola argentina, com um regime de chuvas que acompanhará o desenvolvimento dos cultivos desde o plantio até a colheita.
A safra não começou bem como um todo porque, embora o trigo tenha adicionado 200 mil hectares, houve um combo de déficit hídrico mais geadas, granizo e alagamentos em zonas pontuais, afetaram os rendimentos. Assim, a produção do cereal ficaria em 3,7 milhões de toneladas, 9% abaixo do ano ado. De todos os modos, seria o quarto maior valor desde 1960.
No que diz respeito à safra de verão, a estimativa oficial é de uma área de 4,6 milhões de hectares, o mesmo número que no ciclo anterior. Supondo rendimentos em torno da média dos últimos exercícios, a soja aportaria 15 milhões de toneladas.
A chave para que essa colheita total esteja próxima do recorde é o milho: se confirmadas as intenções de plantio de segunda etapa, o cereal de verão se estenderia por mais de 2 milhões de hectares pela primeira vez na história e poderia alcançar 14 milhões de toneladas, superando a marca de 13,1 milhões de toneladas em 2016/17.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira