Mosca branca é versátil, muda rapidamente de hábitos e formas de danos nas lavouras. Controle exige monitoramento e manejo integrado 1v4m2f
No Brasil os primeiros relatos da B. tabaci foram realizados na década de 1920, porém a partir da década de 1990 o inseto vem aumentando a sua importância. Em São Paulo (1991) foi registrado o primeiro impacto sócio econômico no Brasil nas culturas de tomate, berinjela, abóbora, e em plantas ornamentais. p2a5b
Atualmente o inseto é disseminado em quase todos os estados brasileiro, causando prejuízos de ate 100% da produção dependendo da cultura. Períodos secos e quentes favorecem o desenvolvimento e a dispersão da praga, sendo, por isso, observados maiores picos populacionais na estação seca.
Esses insetos podem causar danos diretos e indiretos às culturas. Os danos diretos são causados pela sucção da seiva, quando se alimentam, provocando alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta. Já entre os danos indiretos se destaca a transmissão de vírus e a fumagina (fungo preto que cobre a folhagem das plantas).
Segundo o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rui Scaramella Furiatti, no Brasil a 'cigarrinha' encontrou condições favoráveis para seu desenvolvimento, tendo uma explosão da população na década de 90. "Ainda nós temos condições de ter hospedeiros para esse inseto o ano todo, principalmente nas regiões mais quentes", acrescente.
Devido à grande versatilidade do inseto o manejo integrado da praga deve ser realizado durante todo o ano. Antes do cultivo é preciso observar a presença de plantas invasoras que são hospedeiros do inseto, a aplicação de um vazio sanitário entre os cultivos, o monitoramento das áreas cultivadas e do entorno são fundamentais.
"Mas no caso da mosca branca esse vazio não é só do inseto, teríamos que considerar também o vírus, ou seja, temos que eliminar a população de plantas doentes que hospedam o vírus na entressafra", alerta o professor.
No controle químico, é importante que o produtor faça rotação dos produtos para cada fase de desenvolvimento do inseto, e a aplicação no tempo correto - que seria o inicio da colonização – assim, é possível fazer um controle eficiente da praga.
Alguns produtos, por exemplo, são inibidores da acetilcolinesterase e, seu modo de ação é por contato, ingestão e fumigação, tendo como mecanismo de ação a inibição de respiração mitocondrial e paralisação imediata da respiração e reprodução.
0 comentário 26695n

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP