Chuvas atrapalham início de colheita na região da Alta Mogiana. Perspectiva é de uma produção quase 50% menor que na safra ada 5j6n6b
O volume intenso de chuvas na região da Alta Mogiana tem prejudicado os trabalhos de campo. A safra de café que começou a ser colhida no mês de maio pode ser 50% menor do que na safra ada, estima a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec). 3q223a
De acordo com o superintendente da Cocapec, Ricardo Lima, a redução de produtividade é reflexo da bienalidade e quebra por efeito do veranico registrado no final de 2014 e início de 2015. A previsão da Cooperativa é que nesta temporada a região produza 1,10 milhões de sacas, contra 2 milhões de sacas colhidas na safra ada.
A redução de quase 50% pode se agravar com o impedimento da colheita devido às chuvas dos últimos dias. Segundo Lima, "ainda é baixo o volume de lavouras que iniciaram a colheita", mas devido à expectativa de redução na produção, esse cenário já preocupa.
"O volume de chuvas traz uma preocupação quanto à oferta de café neste momento, mas a cafeicultura é diversa e essa volatilidade de preços em alguns momentos pode trazer oportunidade, que podem também - pela decisão do produtor - ser aproveitada", declara Lima.
0 comentário 26695n

Preço do café arábica fecha sessão de 6ª feira (23) com leve alta, pressionado pela desvalorização do dólar index

Mesmo com os impactos climáticos, safra brasileira de café 2025/26 deve entregar boa qualidade

Café: Importações, exportações e produção; confira análises da Hedgepoint

Café em Prosa #212 - Barista se destaca e ganha o Desafio Koar Andradas/MG com o melhor método de preparo de café coado

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25