Em Alterosa (MG), ocorrência de granizo traz prejuízos aos cafeicultores 5j4n34
A queda de granizo registrada nesta segunda-feira (3) atingiu os cafezais de muitos municípios do norte de São Paulo e sul de Minas Gerais. Em Alterosa, no estado mineiro, as lavouras também foram impactadas, com queda das folhas e também dos botões florais já da safra 2017/18. As perdas deverão ser contabilizadas nos próximos dias. 334i1p
“As folhas irão fazer falta no futuro, no momento de enchimento de grãos, o que pode impactar na futura safra. Os botões florais também caíram e agora temos que esperar pra ver se dá para segurar alguma coisa. E poucos são os produtores rurais que têm seguro das suas áreas”, pondera o cafeicultor do município, José Geraldo Gomes.
Além disso, o produtor reforça que muitas plantas foram danificadas com a ocorrência do evento climático. “Com isso, há uma preocupação com a brotação nos cafeeiros, pois os cafeicultores terão que gestar mais para fazer curativos. E também em relação ao aparecimento de doenças nas plantações”, completa.
E, ainda na visão do produtor, as plantas já estavam debilitadas diante do período mais seco registrado recentemente. “Até o pegamento dessa primeira florada não foi tão bom, uma vez que as plantas estavam sentindo a falta de chuvas”, ressalta Gomes.
Do mesmo modo, muitos viveiros de mudas de café foram atingidos pela queda de granizo e também apresentam danos. Parte dos telhados das casas da região também apresentou estragos.
Confira mais informações:
>> Café: Produtores têm prejuízos com chuva de granizo no Sul de MG e SP
0 comentário 26695n

Preço do café arábica fecha sessão de 6ª feira (23) com leve alta, pressionado pela desvalorização do dólar index

Mesmo com os impactos climáticos, safra brasileira de café 2025/26 deve entregar boa qualidade

Café: Importações, exportações e produção; confira análises da Hedgepoint

Café em Prosa #212 - Barista se destaca e ganha o Desafio Koar Andradas/MG com o melhor método de preparo de café coado

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25