HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Falta de chuvas impacta milho em Marechal Cândido Rondon/PR e perdas já são de mais de 30% 2e5ek

Publicado em 28/04/2021 10:32 e atualizado em 28/04/2021 11:12
Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR
Lavouras plantadas em fevereiro são as que sofrem mais com a estiagem, mas as áreas de março também já tem perdas garantidas. Produtores esperam chuva na próxima semana para recuperar algumas plantas

Podcast 3z424d

Falta de chuvas impacta milho em Marechal Cândido Rondon/PR e perdas já são de mais de 30% 2e5ek

LOGO nalogo

A região de Marechal Cândido Rondon no oeste do Paraná não recebe boas chuvas desde o dia 16 de março. De lá para cá, apenas 6 mm acumulados e o aparecimento dos reflexos desta situação já aparecem nas lavouras do milho safrinha. 

O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondo/PR, Edio Luiz Chapla, explica que os 20% de lavouras que foram plantadas ainda em fevereiro são as que estão sofrendo mais, uma vez que já estão em fases reprodutivas, e podem ter perda de, no mínimo, 40%. Já os 80% restantes que foram semeados em março, ainda estão em fases vegetativas, mas também perderam cerca de 30% do potencial produtivo. 

A expectativa dos produtores é que aconteçam novas precipitações na próxima semana para recuperar algumas áreas e dar novo fôlego ao potencial produtivo do município, que até aqui, vendeu apenas 10% da safra antecipada em meio a toda essa incerteza. 

A safra se soja 2020/21 que terminou de ser colhida apresentou produtividade média de 55 sacas por hectare, índice menor do que o esperado incialmente. Isso porque as primeiras lavouras colhidas escaparam dos problemas climáticos de janeiro e renderam melhor, enquanto o restante foi mais impacto pelo excesso de chuvas do começo do ano e tiveram redução de potencial. 

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondo/PR no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 26695n