Colheita da soja avança e Lucas do Rio Verde/MT registra produtividade 10/15% menor do que o esperado 6d5k5s
Com o plantio iniciado logo após o termino do vazio sanitário no dia 15 de setembro, a região de Lucas do Rio Verde/MT já tem cerca de 30% da área de soja colhida. Após enfrentar um mês de novembro com muitas chuvas e pouca luminosidade, e um dezembro onde algumas localidades ficaram até 20 dias sem chuva, os produtores do município vem registrando diminuição na produtividade esperada de 63 sacas por hectare.
“Temos relatos de produtores colhendo entre 10 e 15% a baixo do esperado pela média atingida no ano ado, isso com as mesmas cultivares e mesmas condições de plantio. Se o produtor tiver essa média na lavoura inteira, não fecha a conta, mas tem lavouras que ainda não foram colhidas e a expectativa é aumentar um pouco”, diz Carlos Alberto Simon, presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde/MT.
Seguindo a sequência das culturas, os produtores que já realizaram a colheita de soja am a investir seus esforços no plantio das safrinhas de milho e algodão. “O produtor colhe e, duas ou três horas depois já está plantando a safrinha. O plantio do algodão já está praticamente finalizado, até o dia 25/28 de janeiro termina o plantio de algodão e quem planta milho já iniciou o plantio também. O milho já teve contratos que remuneraram melhor os produtores e os fertilizantes subiram muito os valores com os custos de produção girando em torno de 90 sacas por hectare”, pontua Simon.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira