Escolha da cultivar correta elevou a produtividade média da soja em até 38 sacas por hectare no RS 6f2f56
O Sistema Farsul e a Fundação Pró-Sementes realizaram mais uma edição do estudo de cultivares de soja para a safra 2019/20. O levantamento foi realizado com 39 cultivares diferentes entre ciclos precoces, médios e tardios em 8 regiões do Rio Grande do Sul, que abrangem as 3 micro regiões produtoras do estado.
O resultado mais discrepante foi observado no município do Vacaria, os a diferença da pior cultivare para a melhor ficou em 38 sacas por hectare. Em termos financeiros, essa diferença representaria R$ 3.610,00 a mais por hectare.
Segundo o vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, o estudo reforça a necessidade dos produtores seguirem os princípios técnicos básicos e escolher as melhores cultivares dentro de cada um dos ciclos, dividindo as lavouras com 30% precoces, 40% médios e cerca de 20% tardios.
“Ele faça o escalonamento não só de cultivares, mas também de grau de maturação que pegue o grupo 1, 2 e 3. Porque se a estiagem acontecer em um ciclo de 30 dias ela pega o período reprodutivo em cheio. Então assim ele não arrisca ganhar o todo, mas também não arrisca perder o todo”, diz Konrad.
Para o estudo, as semeaduras das áreas foram realizadas nas mesmas datas, seguindo o calendário normal do estado, uma bateria em outubro e outra em novembro.
A expectativa da Farsul é manter o estudo, que é realizado desde a safra 2008/09 e ampliar o número de regiões participantes para as próximas edições.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Farsul no vídeo.
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira