Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR h143
Os produtores de Goioerê no Paraná estavam preparados para o plantio da safra de soja 2020/21 desde o término do vazio sanitário em 10 de setembro e aguardavam chuvas para iniciar os trabalhos. Apesar de não ser prevista, a precipitação chegou no início dessa semana e permitiu a largada na semeadura.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sergio Fortis, a chuva de segunda ficou entre 20 e 130 mm na região e permitiu que 20% das lavouras sejam semeadas neste primeiro momento.
Sem novas perspectivas de chuvas pela frente, a expectativa dos produtores que já plantaram é que a umidade obtida com essa precipitação possa ser suficiente para garantir boa germinação das plantas.
Para o restante das áreas, a melhor janela de cultivo deve ser ultraada com o atraso das chuvas. Fortis relata que o plantio entre dos dias 15 de setembro e 5 de outubro é o mais recomendado, mas neste ano deverá entrar pelo mês de outubro e pode prejudicar, não só a produtividade da soja, como também o plantio do milho safrinha em 2021.
Pelo lado da comercialização, a liderança aponta que 35% desta próxima produção já foi comercializada com as cooperativas da região, que absorvem cerca de 90% do que é colhido no município.
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira