IDR-PR começa monitoramento de esporos da Ferrugem Asiática para safra de soja e destaca cenário desfavorável para a doença 5q6p5c
O IDR-Paraná inicia nesta quinta-feira (15) o seu programa de monitoramento com coletores de esporos para a Ferrugem Asiática na safra de soja 2020/21. Serão 250 coletores espalhados pelas principais regiões produtoras do estado fornecendo dados para os produtores paranaenses.
Segundo o gestor estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, essa é a quarta safra em que este monitoramento será realizado e os resultados deste trabalho já são concretos, auxiliando os produtores a detectar o momento da chegada dos esporos na região e quando iniciar as aplicações.
Assim como no ciclo ado, esta safra começa com um cenário pouco favorável ao avanço da Ferrugem, uma vez que o inverno seco contribui para o vazio sanitário eliminar as plantas voluntárias e deve atrasar a manifestação dos primeiros casos.
Mesmo assim, o produtor não pode relaxar e o monitoramento das lavouras é essencial, até mesmo para ajudar em uma aplicação de defensivos mais assertiva. Possamai comenta que 11% dos produtores monitorados na safra ada não precisaram realizar nenhuma aplicação de fungicidas e que, na média estadual, este tipo de aplicação foi reduzido em 33%.
Além da Ferrugem Asiática, o Instituto alerta aos produtores paranaenses para uma possibilidade maior de ocorrência de oídio nas regiões mais ao Sul do estado com mais altitude e mancha alvo nas regiões mais ao norte do Paraná.
Confira a entrevista completa com o gestor estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná no vídeo.
Leia Mais:
+ Pesquisa mostra os fungicidas mais eficientes no controle da ferrugem asiática nas safra 2019/20
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira