Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho 4p6m2z
Podcast 3z424d
Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho 4p6m2z
Grande parte do país está no início dos trabalhos de plantio da nova safra, mas em Alagoas os produtores se ocupam com a colheita de suas lavouras de milho e soja se aproveitando do regime de chuvas diferenciado para ofertar volumes no mercado justamente neste período de entressafra.
Segundo o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas), Renato Carvalho, esse é justamente um dos diferenciais da região que atrai produtores de outros estados e empresas interessadas em receber os grãos em janelas alternativas.
Na safra de soja os trabalhos já estão na reta final, restando apenas 20% das lavouras para colheita, e vão apresentando produtividades entre 60 e 65 sacas por hectare, patamares considerados bastante positivos). Já no milho, a colheita ainda está pela metade e os produtores estão alcançando produtividades melhores do que as do ano ado, já que o investimento em tecnologia é cada vez maior.
Na visão de Carvalho, o grande desafio da soja será ampliar a área cultiva além dos atuais 15 mil hectares e um dos caminhos para isso seria a rotação de culturas com a cana de açúcar, que é a principal cultura alagoana com 300 mil hectares. Já no milho, o grande gargalo ainda é a produtividade, e para isso é necessário seguir com os investimentos em tecnologia.
Além da cana, milho e soja, se destacam no estado as culturas de palma forrageira (utilizada como alimentação para a pecuária leiteira alagoana), fruticultura, fumo, mandioca e laranja.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri no vídeo.
0 comentário 26695n

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira