Do Grão à Barra #5 - Cacau de qualidade é a peça chave para chocolates com sabores cada vez mais complexos 3iq59
Priscila França, chefe chocolateira premiada que já deu aulas na tradicional escola gastronômica Le Cordon Bleu, explica que os chocolates Bean to Bar e Tree to Bar precisam ter como base a qualidade do cacau. Desta forma, pouco a pouco os produtores brasileiros vão descobrindo novas práticas de manejo para que essa qualidade seja atingida, proporcionando a abertura de mercados cada vez mais exigentes. A experiência sensorial complexa e o maior valor agregado são os resultados de uma cadeia produtiva que começa a investir na profissionalização e no reconhecimento do trabalho dos cacauicultores.

O setor de cacau está ando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.
Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.
O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.
Leia Mais:
+ Entre dificuldades e avanços, Dia do Cacau representa um setor em plena expansão
0 comentário 26695n

HORTI RESENHA #101 - Produção de caqui no sul de Minas Gerais

Tomate/Cepea: Avanço da colheita de inverno e menor demanda pressionam cotações

Cacau: novo nicho de mercado cresce no Estado de São Paulo

BOLETIM PROHORT: Preços da cenoura caíram no atacado depois de quatro meses de alta

Mandioca/Cepea: Demanda se aquece, e desvalorizações são minimizadas

Maçã/Cepea: Fim de mês é marcado por maior procura de calibres menores