Chuvas sem restritas ao Sul do país e Inmet mantém estado de alerta para baixa umidade no Brasil Central 1s2d4y
4f2m5j
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (10) será marcada por chuvas no Sul do país. Conforme indicavam as previsões, uma frente fria segue favorecendo áreas de instabilidade nos três estados, mas o sistema não deve ter força para avançar e quebrar o bloqueio atmosférico na região Central do país.
Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, os maiores volumes de chuvas são esperadas entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24 horas, com precipitação prevista entre 20mm e 30mm. O modelo Cosmo do Inmet mostra ainda a condição de umidade para o Paraná, mas com chuvas pontuais e de baixo volume.
Com a agem rápida da frente fria pelo Sul do país, o sistema vai se deslocar para o Sudeste, mas apenas faixa litorânea deve registrar alguma chuva nos próximos dias. Com o tempo muito seco, o Inmet mantém o alerta laranja para baixa umidade relativa do ar válido para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e parte de Minas Gerais. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas horas:

Logo após a chuva, uma nova massa de ar frio entra no Brasil e derruba as temperaturas no Rio Grande do Sul já nesta quarta-feira (11). "O amanhecer vai ser frio e com risco para geada em áreas do extremo oeste gaúcho. Na capital Porto Alegre o dia vai ser marcado sol com muitas nuvens e não há expectativa para chuva. Apesar do sol aparecer as temperaturas não sobem muito, a máxima fica em torno dos 15?°C na capital gaúcha nesta quarta-feira", complementa a previsão da Climatempo.
As condições de geadas persistem até quinta-feira (12) em áreas do oeste,centro e sul do Rio Grande do Sul. "Atenção para a região costeira, entre o Rio Grande do Sul e o litoral de São Paulo, as rajadas de vento podem chegar até os 80km/h com a agem da frente fria", complementa a consultoria.
Veja o mapa com a tendência de temperatura do ar:

Imponente Ipê no Sindicato Rural de Guaíra-SP, por Renato Massaro Sobrinho
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário 26695n

Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para frio, chuvas intensas, ventos fortes e neve

A partir de hoje, frente fria que a pelo sul atinge também sudeste e centro-oeste

Frente fria avança pelo Sul e atinge Centro-Oeste e Sudeste nesta 4ª feira

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil

Novos zoneamentos climáticos vão ampliar a produção de batata voltada ao mercado e à indústria