Maior biorrefinaria da América latina terá empreendimento dobrado no Brasil 645k3o

Publicado em 16/05/2025 10:23
Maranhão investe R$ 2,5 bilhões na duplicação de biorrefinaria de grãos que irá impulsionar a geração de empregos, a industrialização e a agroenergia no sul do estado.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou esta semana a duplicação da biorrefinaria de grãos da empresa Inpasa Brasil, instalada no município de Balsas. O investimento de R$ 2,5 bilhões vai dobrar a capacidade de produção da biorrefinaria, gerar 4,5 mil empregos diretos e indiretos e consolidar o sul do Maranhão como novo polo de industrialização e bioenergia do país. 6t6812

A primeira etapa da obra será entregue em julho e contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A segunda, está prevista para ser entregue até dezembro. Após a conclusão, a expectativa é manter 500 postos de trabalho permanentes na unidade.

Com a duplicação, a fábrica da Inpasa no município de Balsas — que hoje processa cerca de 3 mil toneladas de milho por dia — ará a operar com o dobro da capacidade. Atualmente, a empresa consome cerca de 1 milhão de toneladas de grãos por ano. 

“Vamos duplicar a fábrica para que tenhamos mais emprego, mais renda, mais processamento de milho. Se uma já estava boa, imagina duas”, destaca o governador Carlos Brandão.

Inpasa

A Inpasa é uma das maiores produtoras de etanol de milho da América Latina, com presença em diversos estados brasileiros e no Paraguai, onde processa, ao todo, 7,5 milhões de toneladas por ano. Segundo o vice-presidente Comercial e de Operações da Inpasa, Flávio Peruzo, o apoio do Governo do Estado do Maranhão foi decisivo para a expansão da unidade no município de Balsas.

“Estamos muito felizes e seguros por conta de uma contrapartida dada pelo governo. A duplicação representa fomento para uma cadeia gigante, com grande potencial de atrair novos negócios e impulsionar o mercado de etanol, fibra e proteína”, afirma Peruzo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inpasa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 26695n