Setor produtivo discute rastreabilidade e classificação de carcaças bovinas 6t5t35

Publicado em 19/03/2025 15:58
CNA participou de reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina na terça (18)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, na terça (18), a rastreabilidade individual e a classificação e tipificação de carcaças de bovinos e bubalinos, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina. a41a

No encontro, o grupo tratou sobre a proposta de Instrução Normativa para instituir um sistema nacional de classificação de carcaças, apresentada pela CNA ao Ministério da Agricultura. Atualmente, a proposta está em análise no órgão.

O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, cobrou um posicionamento do Mapa em relação à proposta e destacou que o avanço da tecnologia e o amadurecimento da produção pecuária permite o Brasil discutir a classificação de carcaças que beneficie toda a cadeia.

“Em um cenário onde mercados exigentes, como Japão e a Coreia do Sul, pagam um preço maior pela qualidade da carne, ter parâmetros transparentes de classificação de carcaça e de padronização da toalete da carne (limpeza) estimula o produtor a criar animais cada vez melhores, aumentando significativamente a disponibilidade de bois para atender qualquer mercado do mundo”, disse.

Para Francisco, o sistema trará mais transparência para o consumidor, para a relação do produtor com a indústria, além da possibilidade de mensuração de ganhos e investimentos do produtor em termos de genética e nutrição.

Outro assunto da pauta foram os avanços do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), lançado em dezembro do ano ado.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, o ministério criou um Comitê Gestor para acompanhar a implementação do plano. “A CNA faz parte desse comitê e vai avaliar a fase inicial, que trata do desenvolvimento e homologação do sistema de rastreabilidade animal”, explicou.

A conjuntura de mercado interno e externo de carne bovina e o protocolo de adesão voluntária para certificação sobre a proibição do uso de estradiol nos animais também foram temas tratados na reunião.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 26695n