Previsão do tempo: Dia abafado, com temperaturas elevadas e temporais espalhados pelo Brasil 3y2y
4f2m5j
As últimas semanas do verão terão condições características da estação nas principais regiões de produção agrícola do país. Segundo os modelos meteorológicos, a tendência é de dias abafados, com temperaturas elevadas e temporais espalhados pelo Brasil. Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias no Brasil:

Segundo dados do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais significativas são previstas para o leste do Mato Grosso e áreas isoladas de Goiás nas próximas 24 horas. Nas demais aáreas do Centro-Oeste e também do Sudeste do Brasil também há previsão de chuva, porém com volumes mais baixos e de forma irregular.
A previsão também indica a permanência das áreas de instabilidade no Tocantins e no Maranhão nesta quinta-feira (9). O oeste da Bahia, área onde as lavouras estão sofrendo com tempo muito seco e temperaturas elevadas, não deve ter mudanças significativas nos padrões do tempo. Os modelos continuam indicando o retorno das chuvas apenas na segunda quinzena do mês nessa área.
A Climatempo alerta para risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no norte e oeste do Rio Grande do Sul, áreas do Paraná e Santa Catarina. Os modelos mostram ainda a previsão da permanência das chuvas em Santa Catarina e no Paraná nos próximos dias, mas tempo muito seco e altas temperaturas para o Rio Grande do Sul.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela istração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão das chuvas mais expressivas para o Norte do Brasil nos próximos dias.
Entre os dias 9 de 17 de março, o NOAA indica precipitação entre 100mm e 125mm para áreas do Maranhão e do Piauí. Ainda neste período, o modelo mantém a previsão de chuvas na região Central do Brasil, em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 40mm e 60mm no período.
A partir do dia 17 de março, o modelo norte-americano prevê o avanço das chuvas para o Nordeste do Brasil, podendo chegar alívio para áreas no oeste da Bahia, apesar dos volumes ainda baixos. Mantém a previsão de chuvas expressivas na região Norte do Brasil, além de aumentar a precipitação para o Centro-Oeste, com acumulados entre 100mm e 125mm no período.
O NOAA mostra ainda o avanço da umidade para áreas do Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul que pode voltar a receber chuvas na segunda quinzena de março.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

0 comentário 26695n

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil

Novos zoneamentos climáticos vão ampliar a produção de batata voltada ao mercado e à indústria

Índia prevê chuvas acima da média para impulsionar economia

Região sul em alerta para clima extremo, com frente fria causando temporais, ventos fortes e risco de geada

Defesa Civil alerta para temporais no Paraná e reforça apoio aos municípios