Recuperação das enchentes na Austrália pode levar vários meses, diz primeiro ministro 5c5q6c
4f2m5j
SYDNEY, 27 de maio (Reuters) - O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse na terça-feira que as enchentes no sudeste representam "enormes desafios" e que a recuperação levaria vários meses.
Chuvas incessantes durante três dias provocaram grandes inundações em várias cidades rurais nas regiões de Hunter e Mid North Coast, em Nova Gales do Sul, o estado mais populoso da Austrália, enquanto rios com rápido aumento de nível deixaram mais de 50.000 pessoas sem água na semana ada.
"Ainda há desafios enormes... isso não é algo que desaparecerá em questão de dias, semanas ou mesmo meses", disse Albanese a repórteres na cidade de Taree, atingida pela enchente, mais de 300 km (186 milhas) ao norte de Sydney.
"Isso levará algum tempo, a recuperação, mas os australianos são resilientes."
Taree recebeu pouco mais de 600 mm (24 polegadas) de chuva em quatro dias a partir de 20 de maio, cerca de metade de sua média anual, mostraram dados oficiais.
A Austrália tem sido atingida por eventos climáticos extremos crescentes, que alguns especialistas dizem ser resultado das mudanças climáticas . Após secas e incêndios florestais devastadores no final da década ada, inundações frequentes têm causado estragos desde o início de 2021.
Albanese disse que a enchente prejudicou gravemente a indústria de laticínios, o que "terá impacto em toda a Austrália". Gado morto e perdido foi levado pela correnteza até a costa depois que as enchentes inundaram diversas fazendas e casas.
Um pagamento único de recuperação de desastre de A$ 1.000 (US$ 648) para adultos e A$ 400 para crianças será lançado a partir de quarta-feira, enquanto o subsídio de apoio à renda de 13 semanas será expandido para cobrir mais moradores, disse Albanese.
Grupo de Seguros Austrália (IAG.AX), abre uma nova aba, a maior seguradora geral do país, disse que recebeu cerca de 2.500 reivindicações até terça-feira relacionadas às enchentes, com a maioria delas por danos materiais.
Quase 800 propriedades foram consideradas inabitáveis após a realização de mais de 7.300 avaliações de danos, disse um porta-voz dos serviços de emergência do estado de Nova Gales do Sul.
($1 = 1,5427 dólares australianos)
Reportagem de Renju Jose em Sydney; Edição de Stephen Coates
0 comentário 26695n

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (29) para todo o Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para frio, chuvas intensas, ventos fortes e neve

A partir de hoje, frente fria que a pelo sul atinge também sudeste e centro-oeste

Frente fria avança pelo Sul e atinge Centro-Oeste e Sudeste nesta 4ª feira

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil