Ministro da Agricultura fala em expectativa de rápido restabelecimento do Brasil como livre de gripe aviária 4h682n
4f2m5j
O Brasil investiga no momento seis casos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP), sendo dois deles em granjas comerciais (um em Tocantins e outro em Santa Catarina), além de quatro casos em aves de subsistência em Sergipe, Ceará, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Leia mais: 1yy1d
+ Brasil investiga 2 casos de gripe aviária em granjas comerciais, 4 em galinhas de subsistência
Na sexta-feira (16), o Brasil confirmou pela primeira vez um caso de IAAP em granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura, em nota oficial emitida no domingo (18), "na área com raio de 10km onde se declarou a emergência, as vistorias de propriedades estão em curso e em ritmo acelerado. A área perifocal (raio de 3 km), já teve 29 das 30 propriedades rurais vistoriadas, com previsão de atingir 100% até o final do dia de hoje (18/05). Na área de vigilância (7km a partir do raio de 3km), já foram vistoriadas 238 de 510 propriedades".
Em entrevista na manhã desta segunda-feira (19) à CNN, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que "se em 28 dias não houver nenhum outro caso de gripe aviária confirmado no Brasil, nós podemos, baseados na ciência, dizer que o Brasil está livre de gripe aviária em todo o território nacional".
Alguns países que importam produtos avícolas do Brasil, como China, Japão e União Europeia, já declararam suspensão nas compras, mas cada parceiro comercial tem um protocolo de restrição, seja total do Brasil ou parcial, adotando critérios de regionalização ou zoneamento.
Leia mais: 1yy1d
+ Brasil espera que China e outros países possam afrouxar proibições comerciais por gripe aviária
+ Japão suspende algumas importações de aves do Brasil após surto de gripe aviária
+ UE suspende importações de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária
"O que pode acontecer e, ainda assim, alguns países, como foi quando houve o caso de Doença de Newcastle no Rio Grande do Sul, a China retirou o bloqueio de todos os outros 26 Estados brasileiros, mas manteve no Rio Grande do Sul. Seguiu com questionamentos que são pertinentes a este tipo de situação, e é assim que nós esperamos que siga com este caso (de influenza aviária de alta patogenicidade)".
À medida em que os mercados vão ganhando confiança, segundo o ministro, com a transparência que o Brasil vem tratando esta situação, ao se arem 10, 15 dias dos casos que foram levantados como suspeitos não tiverem confirmação, é possível assumir que não há conexão com a granja com caso confirmado em Montenegro (RS).
"Se ele não forneceu nenhuma carga de matéria-prima (de ovos) para o Estado de São Paulo, e São Paulo não tem nenhuma suspeita, ou outro Estado, como Mato Grosso ou Goiás, é factível que a gente proponha aos compradores que restrinjam ao caso confirmado no Rio Grande do Sul. Isso é factível, é uma negociação diplomática que a gente vai atuar. Mas o momento é de total robustez no sistema, averiguar todos os casos, as barreiras sanitárias funcionando, reportar com transparência tudo o que está acontecendo".
ERRATA: China ainda não liberou importações regionais de frango brasileiro | Royal Rural informa
Por Ronaldo Fernandes
Diferentemente do informado anteriormente, a China ainda não confirmou a liberação parcial das importações de frango de estados brasileiros, mantendo neste momento o embargo nacional. O governo brasileiro está otimista, especialmente após Japão e Arábia Saudita flexibilizarem restrições apenas ao estado afetado (RS), e acredita numa possível redução do prazo de 60 para 28 dias, conforme declaração do ministro Carlos Fávaro. Porém, oficialmente, ainda não houve confirmação da China.
0 comentário 26695n

Nova atualização sobre a suspensão de exportações em razão da gripe aviária

Matéria sobre testes de gripe aviária com certificado vencido é FALSA

Suínos/Cepea: Preços avançam maio com pequenas variações

Agrodefesa reúne a cadeia produtiva avícola goiana para discutir a situação da gripe aviária

Tocantins descarta influenza aviária altamente patogênica em granja comercial

Mais de 30 mercados já colocaram restrições ao frango do Brasil por gripe aviária