“É um absurdo o tamanho da área de arroz que a Conab está cogitando para o Rio Grande do Sul”, afirma presidente da Federarroz 1b6i64
4f2m5j
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na última terça-feira (14) uma atualização das projeções para safras de grãos do Brasil. Para o arroz no Rio Grande do Sul, a expectativa do órgão é de que a área plantada chegue a 988 mil hectares, número que foi questionado por Alexandre Velho, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com base no levantamento realizado pelos técnicos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
“Existe uma diferença muito grande, com a qual nós não concordamos, dos números de área do Rio Grande do Sul da Conab, com relação aos números que nós temos levantados pelo Irga, que é quem tem técnicos a campo e faz os levantamentos de área plantada”, protesta Alexandre Velho.
Leia mais: 1yy1d
+ Janeiro e fevereiro vão definir produtividade do arroz no RS
Enquanto que a Conab estima 988 mil hectares, a contabilização do Irga aponta para uma área pouco menor do que 928 mil hectares, número 60 mil hectares inferior. Conforme destaca o Instituto, a número inicial de 948.356,80 mil hectares não foi atingido pois algumas locais tiveram uma semeadura menor do que a intenção, sobretudo na parte central do estado, que sofreu o maior impacto com a enchentes em maio do último ano.

“Tem uma diferença muito grande, e é um absurdo o tamanho que a Conab está cogitando para o Rio Grande do Sul. Não existe possibilidade de se plantar esta área que a Conab está falando. A área semeada ficou em 927.800, menos de 928 mil, ou seja, uma diferença de 60 mil hectares, que é a realidade, para o número da Conab”, acrescentou o presidente da Federarroz.
Por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (15), a Federarroz e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) afirma que têm uma preocupação em relação aos dados apresentados pela Conab e dizem que esses números são uma "desinformação". Confira na íntegra:
Por meio de nota, a Conab afirma que refuta qualquer ilação quanto à manipulação de dados com o objetivo de influenciar o comportamento do mercado agrícola. A Companhia declara também que os dados dovulgados na última terça são referentes ao mês anterior à publicação do relatório. Confira o posicionamento na íntegra:
1 comentário 1m3w5q

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas
Elvio Zanini Sinop - MT 18/01/2025 10:14 2u4c5x
SE Existe Um Dizer em que Meu Pai ;Falava Meus Filhos ! não Existe duas Verdade; Uma É Mentira!