Importações chinesas de colza canadense em dezembro diminuem em meio a investigação comercial 1r3v2m
4f2m5j
PEQUIM, 20 de janeiro (Reuters) - As importações chinesas de colza do Canadá, que vinham aumentando desde junho, despencaram em dezembro depois que Pequim abriu uma investigação antidumping sobre a oleaginosa, mostraram dados alfandegários chineses na segunda-feira.
Em setembro, Pequim iniciou uma investigação de um ano sobre as importações de colza do Canadá depois que Ottawa impôs tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China, levando os importadores, temendo taxas antidumping retaliatórias, a reduzir as compras do Canadá .
Os embarques de dezembro do Canadá caíram 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 588.181 toneladas métricas.
Esse foi o primeiro declínio anual em sete meses e o menor volume de embarques desde agosto.
Mais da metade das exportações de colza do Canadá, também conhecida como canola, vão para a China, o maior importador de oleaginosas do mundo.
As importações totais de colza da China aumentaram em 2024 para 6,39 milhões de toneladas, em comparação com 5,49 milhões de toneladas em 2023, mostram dados alfandegários.
Quase tudo isso, 6,13 milhões de toneladas, chegou do Canadá, totalizando US$ 3,29 bilhões.
Reportagem de Mei Mei Chu; Edição de Sharon Singleton
0 comentário 26695n

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas