Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor 692w
4f2m5j
Atualmente, o Brasil está próximo de atingir 5 milhões de toneladas de produção anual de sorgo, e se tornar o terceiro maior produtor mundial do grão. Os Estados de Goiás e Minas Gerais respondem por 46% desta produção no país.
Durante o 3° Congresso Abramilho, a expansão do sorgo e seu grande potencial produtivo foram destaques em vários painéis do evento.
Segundo o pesquisador da Esalq/USP, Mauro Ozaki, porenquanto o sorgo é um produto de baixa liquidez, mas existe a projeção para os próximos anos de um forte avanço na produção do Brasil devido ao interesse por parte de biorrefinarias de etanol de milho, e do potencial do grão como matéria-prima para produção de farelo para ração animal. "Acredito que o mercado do sorgo tem se ampliado gradativamente no país e isso tende a aumentar cada vez mais. Ele tem um custo de produção menor, baixo risco de plantio quando comparado ao milho devido sua maior tolerância à seca e menor necessidade de insumos e, além disso, tem um importante potencial para produção de subprodutos", afirmou o pesquisador.
De acordo com o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, apesar do avanço e dos benefícios da cultura, muitos produtores ainda são resistentes ao plantio. No atual cenário, oferecer e técnico, divulgar as vantagens e os benefícios deste tipo de produção são cada vez mais essenciais. "A gente tem trabalhado muito para conseguir aprovar novas tecnologias para aumentar a produtividade. Mas, o sorgo é um desafio. Queremos incentivar cada vez mais o plantio. Então, vamos trabalhar para ampliar as informações sobre o grão. Quem sabe no próximo Congresso da Abramilho a gente traga um técnico especialmente para mostrar na prática ao produtor a importância e o papel do sorgo Realmente isso é importante", destacou o executivo.
0 comentário 26695n

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz