Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor 692w

Publicado em 15/05/2025 09:48 e atualizado em 16/05/2025 13:03
Grão vem apresentando forte potencial para produção de subprodutos

4f2m5j

Atualmente, o Brasil está próximo de atingir 5 milhões de toneladas de produção anual de sorgo,  e se tornar o terceiro maior produtor mundial do grão. Os Estados de Goiás e Minas Gerais respondem por 46% desta produção no país. 

Durante o 3° Congresso Abramilho, a expansão do sorgo e seu grande potencial produtivo foram destaques em vários painéis do evento. 

Segundo o pesquisador da Esalq/USP, Mauro Ozaki, porenquanto o sorgo é um produto de baixa liquidez, mas existe a projeção para os próximos anos de um forte avanço na produção do Brasil devido ao interesse por parte de biorrefinarias de etanol de milho, e do potencial do grão como matéria-prima para produção de farelo para ração animal. "Acredito que o mercado do sorgo tem se ampliado gradativamente no país e isso tende a aumentar cada vez mais. Ele tem um custo de produção menor, baixo risco de plantio quando comparado ao milho devido sua maior tolerância à seca e menor necessidade de insumos e, além disso,  tem um importante potencial para produção de subprodutos", afirmou o pesquisador. 

De acordo com o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, apesar do avanço e dos benefícios da cultura, muitos produtores ainda são resistentes ao plantio. No atual cenário,   oferecer e técnico, divulgar as vantagens e os benefícios deste tipo de produção são cada vez mais essenciais. "A gente tem trabalhado muito para conseguir aprovar novas tecnologias para aumentar a produtividade. Mas, o sorgo é um desafio. Queremos incentivar cada vez mais o plantio. Então, vamos trabalhar para ampliar as informações sobre o grão. Quem sabe no próximo Congresso da Abramilho a gente traga um técnico especialmente para mostrar na prática ao produtor a importância e o papel do sorgo Realmente isso é importante", destacou o executivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Raphaela Ribeiro
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 26695n