Curso técnico 100% gratuito em agropecuária no interior de São Paulo forma profissionais em apenas dois semestres 6m2d6r
A Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada em Santa Rita do a Quatro – SP, está com inscrições abertas até o dia 16 de junho de 2025 para o processo seletivo do curso técnico em Agropecuária, oferecido de forma 100% gratuita. Com início das aulas em agosto de 2025, a formação tem duração de dois semestres letivos e é destinada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio e buscam uma formação rápida e de qualidade. 25143o
Com uma abordagem intensiva e prática, a ETASA proporciona aos alunos vivência em diversas áreas do setor agropecuário, como agricultura, avicultura, bovinocultura, fruticultura, olericultura e demais atividades. A matriz curricular prepara o estudante para atuar diretamente no mercado, em funções ligadas ao planejamento, gestão, produção vegetal, animal e agroindustrial. O curso também auxilia na escolha por uma futura graduação, como Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia.
Formação gratuita, prática e infraestrutura de ponta
O curso é focado na formação aplicada e voltada para o mercado de trabalho. Além do conteúdo teórico, os alunos têm o a uma infraestrutura moderna, com laboratórios, estações de aprendizagem e aulas práticas na própria Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), instalada no mesmo local. A AGSA atua na produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e leite, galinhas poedeiras, produção de ração entre outras atividades.
“Como a Escola está localizada em uma fazenda produtiva, nossos alunos têm o à rotina de uma agroindústria e são capacitados para lidar com a produção em campo em suas aulas práticas, com uso de maquinário de última geração e equipamentos com tecnologia de ponta, preparando-os para atuação imediata no mercado de trabalho após a conclusão do curso”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora escolar da instituição.
Alta empregabilidade no setor agropecuário
O agronegócio brasileiro continua em expansão, empregando 28,4 milhões de pessoas até o terceiro trimestre de 2024 — um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o setor enfrenta um desafio: a escassez de profissionais qualificados para operar tecnologias avançadas, segundo pesquisadores do Cepea/CNA.
“Apesar do crescimento, o setor enfrenta desafios relacionados à qualificação profissional. Especialistas apontam que a falta de investimentos em treinamento e capacitação de pessoal é um dos principais obstáculos para o aumento da produtividade na agricultura, especialmente com a crescente adoção de tecnologias como inteligência artificial, drones e automação. Por isso, a escola se torna tão relevante para atender essa demanda do mercado”, afirma Wolliver Dias, professor e coordenador do curso de Agropecuária da ETASA
Apoio social e inserção no mercado de trabalho
Sem fins lucrativos e comprometida com a transformação social por meio da educação, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena tem como mantenedora a Fundação Salvador Arena, que apoia e executa projetos e programas sociais nas áreas da educação e assistência social há 60 anos. Para garantir que os estudantes permaneçam na escola até a conclusão do curso, a instituição oferece um programa de apoio social com três modalidades:
- Bolsa Permanência: apoia despesas com moradia para alunos que residem longe de Santa Rita do a Quatro.
- Bolsa Transporte: garante a frequência dos alunos, prevenindo evasões por dificuldades de mobilidade até a escola.
- Bolsa Alimentação: contribui com as necessidades nutricionais do aluno e de sua família.
Obs.: Os requisitos para a concessão das bolsas estão disponíveis no Manual do Candidato - https://escolatecnicasalvadorarena.org.br/
Além disso, os estudantes recebem alimentação (durante o período das aulas), uniforme inicial e material didático.
Estudantes e egressos do curso técnico em agropecuária da escola também contam com o apoio do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), departamento que promove oficinas para elaboração e revisão de currículo, busca de vagas, apoio na construção da trilha profissional e ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades voltadas à inserção no mercado.
A ETASA também organiza atividades extracurriculares, como o “Encontro Tecnológico” e o “Conexão com o mercado”, que reúne estudantes, professores, agricultores, pesquisadores e profissionais do setor em um ambiente de troca de experiências e aprendizado. As palestras e painéis discutem os desafios do setor, soluções inovadoras e o papel da tecnologia no campo, com temas como agricultura de precisão, uso de drones, automação agrícola, biotecnologia e manejo sustentável.
Além disso a escola ainda promove cursos de curta duração de Inseminação Artificial, produção de queijos, geleias e iogurte, curso de casqueamento de equinos e visitas técnicas em propriedades rurais e empresas do setor.
Os processos seletivos da Escola ocorrem duas vezes por ano, com inscrições online e gratuitas, diretamente no site da instituição: www.escolatecnicasalvadorarena.org.br. O curso é presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h10, e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme o calendário escolar.
Sobre a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA)
A ETASA, localizada na cidade de Santa Rita do a Quatro, interior de São Paulo, conta com uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como: estação do conhecimento, espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia e Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia. Além disso, os alunos têm o a todos os espaços da Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, equipada com tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e leite, criação de galinhas poedeiras, fábrica de ração e outros produtos.
0 comentário 26695n

Venda casada: a prática ilegal que leva produtores rurais ao endividamento

Curso técnico 100% gratuito em agropecuária no interior de São Paulo forma profissionais em apenas dois semestres

Securitização de dívidas rurais deve levar alento importante para o agro, avalia especialista

Efficon® chega ao mercado brasileiro para o manejo de cigarrinha e pulgão no milho

Sua propriedade no próximo nível: Piracanjuba ProCampo fortalece laços e apoia o crescimento sustentável do setor

Produtores enfrentam obstáculos no o ao crédito rural: Entenda como superar esse desafio